
Bonaventura (8) e Berardi (11) marcaram três dos quatro gols da vitória da Itália sobre Malta (Foto: Azzurri/Twitter)
Superior em toda a partida, Itália aproveitou as poucas oportunidades para construir uma boa vantagem ainda no primeiro tempo
A Itália venceu por 4 x 0 a Seleção Maltesa, neste sábado (14), no Estádio São Nicolau, em partida válida pela 7ª rodada da fase de grupos das Eliminatórias da Eurocopa 2024. Com o resultado, a Azzurra assumiu a vice-liderança do Grupo C, com 10 pontos conquistados, mesma pontuação e um jogo a menos que a Ucrânia, terceira colocada. Já Malta, segue na lanterna da chave, ainda sem pontuar no torneio.
Azzurra superior, mas chances escassas
Os donos da casa começaram a partida dominando a região intermediária do campo e conseguindo criar boas oportunidades logo no início. Aos 2 minutos, em um cruzamento de Moise Kean pela esquerda, a bola acabou sobrando para a finalização com perigo de Locatelli. Na sequência, aos 4 minutos, em cobrança de escanteio, Mancini cabeceou em cheio no travessão da meta de Bonello.
Apesar do volume de jogo italiano, novas chances acabaram demorando para serem criadas. A abertura do placar veio aos 23 minutos, com um golaço de Bonaventura. Depois de uma ofensiva rebatida pela esquerda, o volante recebeu um bom passe de Moise Kean, em cima da linha da grande área, abriu espaço e mandou com categoria no ângulo superior direito, cobrindo o goleiro maltês.
O jogo seguiu truncado e com poucas chances reais criadas até os acréscimos da etapa inicial. Aos 46 minutos, Berardi tabelou com Barella na entrada da grande área e mandou cruzado de canhota para ampliar o marcador, acertando perfeição no canto direito, sem chances para Bonello.
Sem chances para os visitantes no complemento
Na volta do intervalo, a Azzurra seguiu dominante, com ainda mais posse de bola e sem dar qualquer chance aos visitantes. Logo aos 2 minutos da etapa complementar, Raspadori recebeu bom passe de Moise Kean dentro da área e chutou raspando a trave direita.
Aos 17 minutos, depois de uma trapalhada do goleiro Bonello dentro da área, Raspadori roubou a bola e cruzou, mas a zaga conseguiu interceptar a tempo. No minuto seguinte, o camisa 10 avançou pela esquerda e chutou cruzado na área, Moise Kean furou a tentativa de finalização e a bola sobrou para Berardi assinalar mais um para os anfitriões e decretar a vitória.
Nos acréscimos ainda deu tempo de transformar o resultado em goleada. Após diversas chegadas perigosas, aos 48 minutos Udogie recuperou a bola e deu boa assistência para Frattesi, que driblou a zaga e acertou um chute rasteiro no cantinho esquerdo de Bonello.
𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗮𝗻 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗲𝗿𝘀
🇮🇹 vs 🇲🇹 4-0
⚽️ #Bonaventura 23′, #Berardi 45’+1, 64′, #Frattesi 90’+3📋 Gli #Azzurri conquistano i tre punti, sospinti dal calore degli oltre 50 mila tifosi del San Nicola di Bari 👏🏻💙#ItaliaMalta #Nazionale #VivoAzzurro #WeAreInPuglia pic.twitter.com/cEsLLZuk33
— Nazionale Italiana ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri) October 14, 2023
Próximos jogos
A Itália ainda terá pela frente, nesta Data FIFA, o duelo fora de casa contra a Inglaterra, na próxima terça-feira (17), às 15h45 (horário de Brasília), pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024. Enquanto isso, Malta receberá em casa no torneio a Ucrânia, também na próxima terça-feira (17), às 15h45 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 4
Donnarumma; Darmian, Mancini, Bastoni e Dimarco (Udogie); Locatelli, Barella (Frattesi) e Bonaventura; Berardi (Orsolini), Raspadori e Moise Kean (Scamacca). Técnico: Luciano Spalletti.
MALTA 0
Bonello; Joseph Mbong, Apap, Enrico Pepe, Zach Muscat e Camenzuli; Guillaumier, Kristensen (Nicky Muscat) e Yankam; Montebello (Satariano) e Paul Mbong (Attard). Técnico: Michele Marcolini.
Local: Estádio São Nicolau
Árbitro: Duje Strukan (CRO)
Assistentes: Bojan Zobenica (CRO) e Alen Jaksic (CRO)
Quarto Árbitro: Fran Jović (CRO)
VAR: Ivan Bebek (CRO)
Gols: Itália: Bonaventura (23’/1ºT), Berardi (46’/1ºT e 18’/2ºT), e Frattesi (48’/2ºT).
Cartões amarelos: Malta: Paul Mbong, Apap e Yankam.
Leia também: