
Rashford e Harry Kane marcaram na vitória da Inglaterra sobre a Itália (Foto: England/X)
Itália saiu na frente, mas Inglaterra se recuperou no segundo tempo e garantiu a classificação; atacante Harry Kane marcou duas vezes para os ingleses
A Inglaterra venceu por 3 x 1 a Itália, nesta terça-feira (17), no Estádio de Wembley, em partida válida pela 8ª rodada da fase de grupos das Eliminatórias da Eurocopa 2024. Com o resultado, os Três Leões se confirmaram na liderança isolada do Grupo C, com 16 pontos, e garantiram a classificação antecipada, enquanto a Azzurra ocupa a 3ª posição, com 10 pontos, e segue brigando pela última vaga da chave.
Cenários diversos na primeira etapa
Os donos da casa começaram a partida com maior domínio na posse de bola, pressionando mais e impondo o seu ritmo de jogo. Porém, na primeira chegada dos visitantes italianos, aos 15 minutos, o placar foi aberto.
Em uma jogada de velocidade de Udogie, que inverteu da esquerda para a direita, a bola chegou próximo à linha de fundo para o cruzamento de Di Lorenzo. Na área, sem marcação, Scamacca finalizou com segurança para inaugurar o marcador.
A partir daí, o cenário se transformou. Os ingleses sentiram o impacto da desvantagem e deram margem para a Azzurra crescer em campo. Os italianos então tomaram as rédeas da partida, até os 27 minutos, quando Bellingham foi derrubado dentro da área por Di Lorenzo. Na cobrança da penalidade, Harry Kane bateu com categoria no canto superior esquerdo da meta de Donnarumma, que pulou para o lado oposto, e deixou tudo igual.
Domínio inglês no complemento
Na volta do intervalo, os ingleses retomaram o domínio na partida, contando também com uma queda no desempenho dos italianos. Aos 12 minutos, em ótima sequência de contra-ataque, Bellingham arranca pela intermediária e dá uma boa assistência para Rashford, que faz a finta no meio da zaga e finaliza sem chances para Donnarumma.
A partir daí, naturalmente, os italianos precisaram se expor mais em campo, buscando arrancar ao menos um ponto no jogo. Dessa forma, brechas foram criadas e os anfitriões passaram a levar perigo frequente. Aos 31 minutos, Harry Kane disparou no ataque em velocidade, tirando da zaga e chutando na saída de Donnarumma, para ampliar a vantagem e decretar a classificação.
#EURO2024 qualification: secured 🙌
The #ThreeLions are heading to Germany next summer! pic.twitter.com/cduT7U0K8Z
— England (@England) October 17, 2023
Próximos jogos
Na próxima Data FIFA, a Inglaterra recebe em casa a equipe de Malta, no dia 17 de novembro, às 16h45 (horário de Brasília). Em seguida, enfrenta fora de seus domínios a Macedônia do Norte, no dia 20 de novembro, às 16h45 (horário de Brasília).
Já a Itália, vai encarar em casa a Macedônia do Norte, no dia 17 de novembro, às 16h45 (horário de Brasília). Na sequência, enfrenta fora a Ucrânia, no dia 20 de novembro, às 16h45 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 3
Pickford; Walker, Stones (Guéhi), Maguire e Trippier; Kalvin Phillips (Henderson), Rice, Rashford, Bellingham e Foden; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.
ITÁLIA 1
Donnarumma; Di Lorenzo, Scalvini, Acerbi (Bastoni) e Udogie (Dimarco); Frattesi, Cristante e Barella; Berardi (Raspadori), Scamacca (Moise Kean) e El Shaarawy. Técnico: Luciano Spalletti.
Local: Estádio de Wembley
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Erwan Finjean (FRA)
Quarto Árbitro: Ruddy Buquet (FRA)
VAR: Jerome Brisard (FRA)
Gols: Inglaterra: Harry Kane (31’/1ºT e 32’/2ºT) e Rashford (12’/2ºT). Itália: Scamacca (15’/1ºT).
Cartões amarelos: Inglaterra: Kalvin Phillips. Itália: Udogie, Di Lorenzo e Scalvini.
Leia também: Já classificado, Portugal goleia a Bósnia e se mantém 100% nas Eliminatórias da Euro 2024