
Barcelona saiu atrás, mas se recuperou e avançou na Copa do Rei (Foto: Cesar Manso/AFP)
Apesar de dominar a primeira etapa, Barcelona sofreu o primeiro gol do Unionistas e precisou correr atrás do empate; no complemento, visitantes retomaram controle do jogo
O Barcelona venceu por 3 x 1 o Unionistas de Salamanca, nesta quinta-feira (16), no Estádio Municipal Reina Sofía, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Rei de Espanha. Com o resultado, o Barcelona avançou para as quartas de final da competição, enquanto o Unionistas está eliminado do torneio.
Surpresa dos donos da casa
Como esperado, os visitantes blaugranas exerceram sua superioridade técnica e, de um modo geral, dominaram a partida na primeira etapa. Desde o início, a equipe manteve maior posse de bola e mais oportunidades concretas de abertura do placar.
No entanto, a efetividade falou mais alto e, aos 31 minutos, os donos da casa conseguiram surpreender. Em uma jogada pela esquerda iniciada por Jiménez, o atacante Losada recebeu e lançou dentro da área; de primeira, Álvaro Gómez acertou um belo voleio, sem chances de defesa, e inaugurou o marcador.
A partir daí, a equipe anfitriã passou a se fechar mais e dificultar a vida do Barcelona, que só conseguiu arrancar o empate na reta final. Aos 45 minutos, em uma jogada de contra-ataque, João Félix lançou Ferrán Torres bem posicionado, que conseguiu ajeitar e finalizar no canto direito da meta.
Controle retomado no complemento
Na volta para a etapa complementar, os visitantes não tardaram a retomar o controle da partida. Aos 24 minutos, Koundé recebeu na intermediária, ajeitou e mandou um foguete no fundo da meta de Iván Martínez, deixando o Barcelona com a vantagem.
Pouco depois, aos 27 minutos, foi a vez de Balde avançar em velocidade pela esquerda, driblar a defesa adversária e finalizar cruzado, ampliando e deixando os visitantes com uma margem mais confortável.
FULL TIME!!! #UnionistasBarça pic.twitter.com/YDjSJt7ZeQ
— FC Barcelona (@FCBarcelona) January 18, 2024
Próximos jogos
O Barcelona vai enfrentar o Betis fora de casa, no próximo domingo (21), às 14h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Espanhol. Na sequência, ainda na mesma competição, recebe em casa o Villarreal no sábado (27), às 14h30 (horário de Brasília).
Já o Unionistas de Salamanca, vai encarar fora de casa o Sestao River no próximo domingo (21), às 14h (horário de Brasília), pela Primeira Federación, terceira divisão do futebol nacional. Em seguida, recebe em casa o Cornellà no domingo (28), às 8h (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
UNIONISTAS 1
Iván Martínez; Ruiz, Mayor, Giménez e Jiménez (Jon Rojo); Álvaro Gómez, Adri Gómez (Nespral), Jordi Tur e Serrano (Villar); Losada (Teijeira) e Rastrojo (Slavy). Técnico: Dani Ponz.
BARCELONA 3
Iñaki Peña; Sergi Roberto, Koundé, Christensen (Cubarsí) e Balde; Oriol Romeu, De Jong e Fermín (Pedri); Ferrán Torres (Vitor Roque), João Félix (Gündogan) e Marc Guiu (Lewandowski). Técnico: Xavi.
Local: Estádio Municipal Reina Sofía
Árbitro: Hernández Maeso
Assistentes: Massó Granado e Pérez Dapia
Quarto Árbitro: Gonzalo Sánchez
VAR: Alberola Rojas
Gols: Unionistas: Álvaro Gómez (31’/1ºT). Barcelona: Ferrán Torres (45’/1ºT), Koundé (24’/2ºT) e Balde (27’/2ºT).
Cartões amarelos: Unionistas: Jiménez e Giménez. Barcelona: Marc Guiu e Cubarsí.