Tênis

Brasil garante quatro vagas no quali de Roland Garros e sonha com convite para Fonseca

Monteiro, Meligeni, Heide e Pigossi vão buscar qualificação para a chave principal Entre o quali e a chave principal, pelo […]

Roland Garros: Tenista Thiago Monteiro em jogo do Masters 1000 de Madrid 2024

Reprodução/Thiago Monteiro

Monteiro, Meligeni, Heide e Pigossi vão buscar qualificação para a chave principal

Entre o quali e a chave principal, pelo menos seis brasileiros vão pisar no saibro de Roland Garros em 2024. A lista de inscritos, fechada nesta semana, garantiu vagas para Thiago MonteiroFelipe MeligeniGustavo HeideLaura Pigossi na fase qualificatória, mas confirmou João Fonseca fora, dependendo de convite para entrar no Grand Slam francês.

O tênis brasileiro terá Thiago WildBia Haddad Maia, classificados diretamente à chave principal, mas os demais precisarão de três vitórias na semana anterior à disputa principal do 2º Grand Slam de 2024. Apenas os oito melhores tenistas do quali garantem vaga na chave principal.

Dos brasileiros na briga no quali, o mais experiente é o cearense Thiago Monteiro (#118), com seis participações no Aberto da França, incluindo uma participação na 3ª fase, em 2020. Laura Pigossi (#124) nunca foi à fase principal de Roland Garros, mas já teve essa experiência na Austrália e em Wimbledon. Felipe Meligeni (#128) esteve no último US Open, enquanto Gustavo Heide (#174) participa de um quali de Grand Slam pela 1ª vez na carreira.

João Fonseca em Roland Garros?

Outro nome que ainda pode entrar nessa lista é o de João Fonseca. Atual #225 do ranking, o jovem de 17 anos que vem atraindo a atenção de todo o mundo do tênis aparecia em #242 quando a lista de Roland Garros fechou. Como a última vaga do quali ficou para o #220, Fonseca só conseguiria a vaga direta em caso de múltiplas desistências, o que não é muito factível.

Mas ele ainda tem a chance de participar em caso de convite. A Federação Francesa de Tênis tem direito a chamar oito wildcards para a chave principal (provavelmente seis franceses, um estadunidense e um australiano) e mais oito para o quali. A Confederação Brasileira (CBT), parceira dos franceses, pediu que uma dessas vagas para o quali fique para o prodígio. Essa definição só deve sair na próxima semana.

COMPARTILHE

Bombando em Tênis

1

Tênis

João Fonseca avança à terceira rodada em Wimbledon após 15 anos

2

Tênis

Fognini avalia antecipar aposentadoria após derrota em Wimbledon

3

Tênis

Algoz de João Fonseca, Jack Draper é eliminado em Roland Garros

4

Tênis

João Fonseca chora após vitória em Roland Garros no aniversário da mãe

5

Tênis

Djokovic alcança marco histórico com 100º título em Genebra