
Leighton Vander Esch chegou ao Dallas Cowboys em 2018 (Foto: Richard Rodriguez/Getty Images via AFP)
Série de lesões encurtou carreira de Vander Esch
O linebacker Leighton Vander Esch, de 28 anos, recém-dispensado pelo Dallas Cowboys, anunciou que vai encerrar a carreira no futebol americano. A decisão, divulgada pelo atletas nas redes sociais nesta segunda-feira (18), foi motivada principalmente por uma série de lesões no pescoço sofridas ao longo da carreira, que o impossibilitaram de seguir no esporte.
A breve carreira na NFL teve início em 2018, quando foi o 19º escolhido no Draft daquele ano, seguindo para os Cowboys. Logo na primeira temporada, atuou em todas as 16 partidas e cravou o recorde de 140 tackles para novatos no Dallas.
“Hoje é um dia difícil para mim, mas também é um dia de reflexão e gratidão”, desabafou o atleta por meio de nota. “Durante meus seis anos como jogador dos Cowboys, sempre busquei o sucesso e a vitória nos jogos de futebol, enquanto me preparava e treinava com os mais altos padrões de competição, paixão e perseverança”, prosseguiu.
You are elite, Wolf Hunter 🐺 pic.twitter.com/Q9LdIHe2HH
— Dallas Cowboys (@dallascowboys) March 18, 2024
Com problemas no pescoço que vinham antes mesmo do início como profissional, foi a partir de 2019 que as lesões se tornaram um obstáculo na carreira de Vander Esch. A princípio, o atleta sofreu com um estreitamento da coluna e foi submetido a cirurgia. No ano seguinte, quebrou a clavícula e perdeu quase metade da temporada.
Leia também: Jason Kelce anuncia aposentadoria da NFL após 13 temporadas e se emociona
Em 2023, sofreu uma nova lesão após colidir a cabeça no quadril de um adversário. A sequência resultou na dispensa do atleta no último dia 15 de março, depois de não corresponder adequadamente a um exame físico nos Cowboys.
“Percebo que não consigo mais aderir ao padrão inabalável de excelência que o futebol profissional exige. Digo isso com o coração pesado: estou me aposentando da NFL por motivos médicos. Adoro muito jogar futebol, mas meu corpo não coopera mais”, revelou Vander Esch.