Fórmula 1

F1: Horner acredita que vantagem da McLaren está no controle térmico dos pneus

A Red Bull está investigando a McLaren por suspeitas de que a equipe britânica esteja utilizando métodos diferenciados para o […]

Close-up dos tambores de freio da McLaren MCL39, foco nos canais de ar e isolamento térmico.

Engenharia de ponta para otimizar a temperatura dos pneus na F1.

A Red Bull está investigando a McLaren por suspeitas de que a equipe britânica esteja utilizando métodos diferenciados para o controle de temperatura dos pneus, o que explicaria o desempenho superior do time de Woking nas últimas corridas.

Durante o GP de Miami, a Red Bull demonstrou preocupação com a gestão de pneus da McLaren, acreditando que os rivais possam estar implementando um sistema que permite um melhor gerenciamento térmico, facilitando a manutenção dos compostos dentro da janela ideal de operação.

A equipe liderada por Christian Horner recorreu a imagens térmicas durante as sessões para analisar o comportamento dos carros da McLaren, buscando evidências de um possível mecanismo diferenciado no sistema de freios que poderia influenciar na temperatura dos pneus.

As equipes de Fórmula 1 tradicionalmente enfrentam o desafio de controlar o calor gerado pelos freios, evitando que este afete negativamente o desempenho dos pneus. A teoria é que a McLaren possa ter desenvolvido um sistema mais eficiente de isolamento térmico entre os freios e os pneus.

O design dos tambores de freio da McLaren já havia chamado atenção anteriormente, com especulações sobre a existência de canais específicos que poderiam aumentar o fluxo de ar entre o tambor e a roda, proporcionando temperaturas mais constantes.

No projeto do MCL39, os engenheiros da McLaren aparentemente dedicaram especial atenção ao aumento da taxa de fluxo de ar na chamada “câmara de ar”, dividindo-a em diferentes canais para manter uma temperatura mais uniforme em toda a extensão do pneu.

As investigações continuam, com a Red Bull buscando determinar se o sistema utilizado pela McLaren está dentro das regulamentações técnicas da F1.

Fonte: Motorsport

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