
A Fórmula 1 é a mais importante categoria do automobilismo mundial, ponto máximo das corridas em alto nível. Confira nossas expectativas para esse campeonato.
Alta velocidade, tecnologia de ponta e disputas emocionantes são o combustível que alimenta a paixão de milhões de fãs de Fórmula 1 ao redor do mundo.
Para a temporada 2023, que já se encontra na sua segunda metade, a expectativa por circuitos eletrizantes segue sendo correspondida.
O Click Esportivo reúne neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a Fórmula 1 2023.
Você confere, a seguir, as principais inovações no regulamento e nos carros, as equipes de construtores e os pilotos que vêm se destacando, além dos circuitos que integram o campeonato e os momentos marcantes desta edição.
Importância da Fórmula 1 para o automobilismo
Criado pela FIA em 1950, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 é um verdadeiro laboratório da indústria automobilística, capaz de estimular importantes inovações no setor.
Desde o início, a competição é ordenada por meio de rígidas “fórmulas” (de onde vem o nome), regulamentos responsáveis por manter a equidade e promover a competitividade.
As limitações no uso ou modificação de determinados elementos, provocou o investimento dos construtores em novas tecnologias para um melhor aproveitamento nas pistas.
O avanço tecnológico proporcionado a cada temporada do torneio por vezes acaba sendo transportado para a realidade dos carros de passeio.
Algumas transformações são mais simples, como o retrovisor, hoje tão comum nos veículos mundo afora, que foi utilizado pela primeira vez em 1911, nas 500 Milhas de Indianápolis.
O desenho dos pneus específicos para o tráfego na chuva, que dificultam a derrapagem e mantêm a aderência, foi uma iniciada pensada também na Fórmula 1.
Outras mudanças em processo de desenvolvimento podem ser encontradas em esportivos de luxo, como as carrocerias de fibra de carbono e motores de titânio.
Para além do constante aperfeiçoamento técnico proporcionado ao setor, o esporte também é responsável por movimentar uma enorme cadeia produtiva global.
Cada Grande Prêmio (GP) envolve desde as atividades turísticas nas cidades-sede, até os direitos de transmissão milionários negociados com emissoras de todo o mundo, além de inúmeros patrocinadores das mais diversas áreas.
O que mudou nos carros para a Fórmula 1 2023?
Com o intuito de buscar o aprimoramento constante, a FIA está sempre trazendo mudanças no regulamento da Fórmula 1 a cada nova temporada.
Uma das principais novidades trazidas nesta edição é tentativa de redução do porpoising, ou efeito golfinho, que faz o veículo trepidar em trechos de maior velocidade, em razão da aerodinâmica.
O efeito começou a causar mais problemas a partir da última temporada. Para este ano, foi feita uma alteração na altura do assoalho, que ficou 15mm mais alto, além do tamanho do funil do difusor, que ficou maior.
Outro elemento de segurança obrigatório adicionado foi um sensor, que monitora as oscilações causadas pelo porpoising.
Na parte estrutural do veículo, foram alteradas também as regras que dizem respeito à asa dianteira, exigindo um design mais simplificado do flap da peça.
O Santo Antônio, conjunto de barras que, junto com o halo, protege o piloto em caso de capotagem, também precisou ser reforçado, especialmente após o acidente de Guanyu Zhou no GP da Grã-Bretanha em 2022.
Os pilotos também tiveram a inserção de uma microcâmera na espuma interna do capacete, na mesma altura dos olhos. Antes opcional, o item virou uma exigência nesta edição.
Novidades nos circuitos da Fórmula 1 2023
Antes do início da temporada, a edição 2023 previa a realização de 24 Grandes Prêmios, o que seria o maior número de corridas na história do campeonato desde sua fundação.
Porém, o GP de Xangai, na China, não foi realizado pelo quarto ano consecutivo, em razão das medidas restritivas contra a Covid-19 adotadas pelo país asiático.
Já o GP de Ímola, na Itália, que aconteceria no dia 21 de maio, foi suspenso por causa das fortes tempestades que assolaram o país dias antes da prova.
Com 22 circuitos ao todo, após os cancelamentos, a temporada contou com o retorno do Circuito de Las Vegas, que há 41 anos não integrava o campeonato.
Junto ao GP de Austin e ao de Miami, Vegas será a terceira etapa sediada nos Estados Unidos, número atingido pela primeira vez pelos norte-americanos.
A modalidade de corrida sprint, inserida no campeonato em 2021, foi mantida novamente, com a adoção da pontuação extra inaugurada no ano passado.
Com um formato mais curto, o sprint acontece um dia antes da corrida principal, com o intuito de trazer uma dose a mais de adrenalina para o circuito.
Em 2023, seis Grandes Prêmios recebem a etapa adicional: Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos (Austin) e São Paulo.
Equipes e pilotos da Fórmula 1 2023
A Fórmula 1 2023 traz três jovens pilotos pela primeira vez como titulares em suas equipes: Oscar Piastri (McLaren) e Logan Sargeant (Williams), ambos com 22 anos, e Nyck de Vries (AlphaTauri), de 28 anos.
Além dos novatos, outras três mudanças no cockpit movimentaram esta edição.
Com a aposentadoria de Sebastian Vettel, Fernando Alonso assumiu a vaga na Aston Martin. Para a vaga de Alonso, a Alpine contratou Pierre Gasly.
Já a Haas, contratou Nico Hulkenberg para substituir Mick Schumacher, que se tornou piloto de testes da Mercedes e McLaren.
O Brasil segue sem participar da competição oficial, mas estará representado pelos pilotos de teste Felipe Drugovich, da Aston Martin e da McLaren, e Pietro Fittipaldi, da Haas.
Em relação aos pilotos, uma outra medida controversa da FIA foi alvo de grande polêmica. A entidade informou que vai coibir manifestações políticas ou de ativismo em suas corridas.
Ações de defesa explícita de causas sociais estarão passíveis de punição disciplinar, que vão desde advertências até multas e exclusão da corrida.
Balanço da Fórmula 1 2023 até o GP da Bélgica
Até o momento, já foram realizadas 12 das 22 etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 2023. Max Verstappen da Red Bull Racing (RBR) venceu em dez oportunidades, assumindo a liderança isolada com 314 pontos.
Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, vem logo atrás na tabela de classificação, com duas vitórias e um total de 189 pontos.
O desempenho dos pilotos coloca a RBR na primeira posição do Campeonato de Construtores, com 503 pontos.
Logo atrás, acompanhando de longe, vem a Mercedes, de Lewis Hamilton e George Russell, com 247 pontos.
Confira o calendário das próximas corridas da Fórmula 1 2023:
- 27 de agosto – GP da Holanda (Zandvoort)
- 3 de setembro – GP da Itália (Monza)
- 17 de setembro – GP de Singapura (Marina Bay)
- 24 de setembro – GP do Japão (Suzuka)
- 08 de outubro – GP do Qatar (Losail)
- 22 de outubro – GP dos EUA (COTA/Austin)
- 29 de outubro – GP do México (Cidade do México)
- 05 de novembro – GP de São Paulo (Interlagos)
- 18 de novembro – GP de Las Vegas (Las Vegas)
- 26 de novembro – GP de Abu Dhabi (Yas Marina)
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