
No Brasil, equipes começam a planejar temporada de 2024 da Fórmula 1 Foto: Scuderia Ferrari/X
Brasil terá programação especial para fim de semana do GP de São Paulo
Com o título já garantido pelo holandês Max Verstappen (Red Bull), a Fórmula 1 volta ao Brasil para começar a definir a classificação do mundial de pilotos, a três provas para o fim da temporada.
Como vem sendo habitual nos últimos anos, a corrida em São Paulo, disputada no circuito de Interlagos, chega com os campeonatos de pilotos e construtores já decididos, e as escuderias aproveitam para fazer testes para a temporada seguinte.
O mexicano Sergio Pérez (Red Bull), atualmente vice-líder com 240 pontos, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), terceiro com 220, os espanhóis Carlos Sainz (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin), empatados com 183 pontos, o britânico Lando Norris (McLaren, 169) e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari, 166) estão na disputa para ver quem vai acompanhar Verstappen no pódio final.
Um dos fatores decisivos pode ser o clima, com a previsão de chuvas ao longo do fim de semana em São Paulo e que pode condicionar as estratégias das equipes.
Das últimas seis edições do Grande Prêmio do Brasil, em cinco o ‘Safety Car’ teve que entrar na pista por conta da chuva.
– Verstappen quer ampliar recordes –
Já tricampeão, Verstappen quer continuar fazendo história e ampliar o recorde de vitórias em uma única temporada.
No México, no último final de semana, conquistou a 16ª vitória em 19 etapas disputadas em 2023, superando a própria marca e alcançando o maior percentual de vitórias em um único ano (84,21%).
Somando as sprint, Verstappen venceu 19 das 24 corridas realizadas neste ano.
Porém, Interlagos não é um circuito em que o piloto da Red Bull tem bom retrospecto, onde só venceu uma vez, em 2019.
Assim como o campeonato de pilotos, o de construtores também busca definir nas últimas três corridas do ano quem acompanhará a campeã Red Bull no pódio.
Mercedes, com 371 pontos, Ferrari, com 349, McLaren (256) e Aston Martin (236) lutam para terminar a temporada em segundo e terceiro lugares.
– Testes para 2024 –
A expectativa é que a maioria das equipes aproveite o GP de São Paulo, assim como os de Las Vegas e Abu Dhabi, para testar novos componentes visando 2024. É uma forma de contornar as restrições de teto de gastos impostas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e avançar no desenvolvimento dos carros.
Esse esforço deverá ser intensificado em Interlagos, circuito clássico com grande variação de curvas e que ano após ano impõe uma série de desafios aos engenheiros.
Depois de terminar a temporada em Abu Dhabi, as equipes só poderão voltar a testar seus carros em fevereiro, nos treinos de pré-temporada no Bahrein.
Outro dos atrativos que o GP de São Paulo apresenta é ser uma das seis etapas da temporada que inclui a corrida sprint, de aproximadamente 100 quilômetros e sem passagem pelos boxes.
Em 2022, o britânico George Russell (Mercedes) venceu a corrida sprint e a prova de domingo, sua primeira vitória na F1, à frente do companheiro Lewis Hamilton.
— Programação do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (horário de Brasília):
Sexta-feira:
11h30-12h30: Treino livre 1
15h00-16h00: Treino de classificação
Sábado:
11h00-12h00: Classificação sprint
15h30-16h30: Corrida sprint (24 voltas)
Domingo:
14h00: Início do Grande Prêmio (71 voltas)