
Gabriel Bortoleto em intensa concentração dentro do cockpit durante os treinos em Zandvoort. -Foto: Facebook
Após o retorno da pausa de verão, a Fórmula 1 retomou as atividades com o GP da Holanda, onde Gabriel Bortoleto se destacou durante os treinos livres desta sexta-feira, terminando o TL1 em nono lugar e o TL2 em 13º.
“Foi um dia positivo, acho que o TL1 foi pegar mais ritmo, se acostumar após as férias de verão. No TL2 já foi diferente, porque tinha muita previsão de chuva, então a gente saiu desesperado com o pneu médio, depois colocamos o soft achando que ia chover para não perder tempo”, explicou o piloto brasileiro em entrevista à Band. A equipe priorizou preparar o ritmo de corrida na segunda sessão do dia.
A Sauber trouxe uma atualização simples para a etapa, instalando um desviador de fluxo para tentar retirar o ar quente das rodas traseiras, o que pode reduzir a temperatura, porém o ganho em tempo estimado é pequeno, cerca de 0s05.
Bortoleto também destacou as dificuldades do circuito de Zandvoort: “É uma pista difícil, porque tem zebras muito agressivas na saída. Se você sai um pouco demais, o carro começa a bater nelas e você perde o controle. Aqui é dois metros de grama e depois já é muro, então aceita muito menos erros”.
Ele finalizou dizendo que a equipe deu “passos encorajadores entre as duas sessões e amanhã será para refinar um pouco mais, entrar na melhor forma possível para a classificação e garantir que faremos o melhor trabalho que pudermos”.
No primeiro treino livre, Lando Norris liderou com 1m10s278, seguido de Oscar Piastri e Lance Stroll. Bortoleto conseguiu ser o nono mais rápido session. Na segunda sessão, Norris manteve a liderança com 1m09s890, enquanto Bortoleto completou em 13º, a 1s449 do líder, acumulando 24 voltas para ajustar o carro para o TL3 e a classificação de sábado.