Fórmula 1

Antonelli lamenta batida em Leclerc no GP da Holanda de Fórmula 1

Andrea Kimi Antonelli manifestou arrependimento pela colisão com Charles Leclerc que causou o abandono do piloto da Ferrari no GP […]

Foto: F1 Mania

Andrea Kimi Antonelli manifestou arrependimento pela colisão com Charles Leclerc que causou o abandono do piloto da Ferrari no GP da Holanda de Fórmula 1. O incidente aconteceu na curva 3 durante a 53ª volta, quando Antonelli, na Mercedes, tentava uma ultrapassagem arriscada por dentro e tocou a traseira esquerda do carro do monegasco, que rodou e bateu na barreira.

O jovem piloto de 19 anos recebeu uma penalidade de 10 segundos pela manobra, que também acabou com suas chances na corrida em Zandvoort. Antonelli comentou que, após o ocorrido, vai “pensar duas vezes” antes de tentar uma manobra semelhante no futuro.

O cenário da batida envolvia a troca de pneus na volta anterior, quando Antonelli colocou pneus macios para tentar superar Leclerc, que estava com pneus duros desgastados. A Ferrari rapidamente responde com uma parada para o piloto manter a posição, retornando à frente de Antonelli, mas na volta seguinte houve a colisão. O mais novo piloto da Mercedes declarou: “Da próxima vez, pensarei duas vezes antes”.

Charles Leclerc atribuiu toda a culpa pelo acidente ao piloto da Mercedes. Segundo ele, “foi um erro de Kimi” e a manobra foi agressiva demais para a pista, onde é preciso jogar alto para realizar ultrapassagens, mas nessa ocasião foi um risco além do esperado. Leclerc lamentou o fim precoce de sua prova, dizendo que o choque “jogou fora todos os esforços” do fim de semana.

O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, recebeu Antonelli para um pedido de desculpas após o incidente. Vasseur destacou que ultrapassar em Zandvoort exige riscos e que Antonelli assumiu essa responsabilidade, embora tenha cometido um erro. Leclerc também descreveu o incidente não como um erro de novato, mas um erro que pode acontecer em qualquer ano, ressaltando a dificuldade da pista para ultrapassagens.

Além da colisão com Antonelli, o GP da Holanda teve mais um abandono da Ferrari: Lewis Hamilton saiu da corrida após bater na mesma curva 3, após uma pista escorregadia causada por chuva leve. Essa sequência marcou a primeira vez desde o GP da China que a equipe não pontuou com nenhum piloto.

Fonte: Motorsport UOL

COMPARTILHE

Bombando em Fórmula 1

1

Fórmula 1

Piastri vence corrida agitada na Holanda e amplia liderança

2

Fórmula 1

Lance Stroll sofre forte batida e causa bandeira vermelha no TL2 da Holanda

3

Fórmula 1

Bortoleto avalia positivamente treinos na Holanda e destaca desafio da pista

4

Fórmula 1

GP da Holanda 2025: programação e transmissão no BandSports

5

Fórmula 1

Jonathan Wheatley traz experiência da Red Bull para a Sauber na Fórmula 1