
Briga ocorreu na partida entre Athletico-PR e Vasco pelo Brasileirão de 2013 (Foto: Reprodução)
Briga generalizada ocorreu na partida entre Athletico-PR e Vasco na Arena Joinville
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) condenou o Athletico-PR a pagar uma indenização no valor de R$ 300 mil por danos morais coletivos, em razão do episódio de violência generalizada ocorrido nas arquibancadas da Arena Joinville em 2013. Na ocasião, o Furacão recebia o Vasco como mandante e uma parcela da torcida rubro-negra invadiu a área destinada aos visitantes.
A decisão também obrigou a torcida organizada Os Fanáticos e a CBF a pagarem o mesmo valor, enquanto responsáveis pelo ocorrido. Os valores recebidos serão destinados ao Fundo de Restituição de Bens Lesados (FRBL) do estado de Santa Catarina.
Para o MP-SC, o Athletico-PR teve responsabilidade por não ter contratado segurança particular em complemento ao policiamento, apesar de ser alertado sobre a necessidade antes da partida. A torcida organizada foi identificada como responsável direta pelas agressões, enquanto a CBF foi declarada omissa enquanto organizadora do evento e gestora de todos os aspectos envolvendo o jogo.
Última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, Athletico vs Vasco na Arena Joinville. Um jogo que decretaria o rebaixamento cruzmaltino e não havia nenhum policial dentro do estádio. Somente seis seguranças contratados pelo time paranaense. Um absurdo total. Só não foi maior que… pic.twitter.com/jz4LjZutZ8
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) March 14, 2023