Copa do Mundo

Seleção Brasileira cede empate à Venezuela e cai para vice-liderança nas Eliminatórias da Copa 2026

Zaga bem fechada e organizada da Venezuela fez a Seleção Brasileira ter dificuldade para abrir o marcador; gols do jogo vieram apenas no segundo tempo

Seleção Brasileira cedeu empate nos minutos finais (Foto: Vitor Silva/CBF)

Seleção Brasileira cedeu empate nos minutos finais (Foto: Vitor Silva/CBF)

Zaga bem fechada e organizada da Venezuela fez a Seleção Brasileira ter dificuldade para abrir o marcador; gols do jogo vieram apenas no segundo tempo

O Brasil empatou em 1 x 1 com a Venezuela, nesta quinta-feira (12), na Arena Pantanal, em partida válida pela 3ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo FIFA de 2026. Com o resultado, a Canarinha perdeu uma posição e ocupa agora a vice-liderança da tabela de classificação, com 7 pontos conquistados, dois a menos que a líder Argentina. Já a Vinho Tinto, segue na 6ª colocação, com 4 pontos, lutando para garantir sua vaga no próximo Mundial.

Brasil travado pela defesa venezuela

A etapa inicial contou com uma Seleção Brasileira amplamente dominante na posse de bola, mas que esbarrou em uma defesa adversária bem organizada, que conseguiu conter as poucas chances criadas pelos anfitriões.

Uma das melhores oportunidades veio apenas aos 38 minutos, com um chute fora da área do volante Casemiro, que levou perigo à meta do arqueiro Romo. Os visitantes também chegaram a arriscar no ataque, especialmente nas jogadas de bola parada. Aos 35 minutos, o volante Rincón recebeu uma bola cruzada de falta e cabeceou com perigo.

Placar inaugurado, mas jogo apertado

A abertura do placar veio logo no retorno para a etapa complementar. Aos 5 minutos, em cobrança de falta de Neymar, o zagueiro Gabriel Magalhães recebeu bem posicionado na primeira trave e cabeceou para o fundo das redes de Romo. Foi o primeiro gol do jogador pela Canarinha, que fez a sua terceira partida com a camisa verde e amarela.

O jogo, porém, seguiu aberto, inclusive com a Venezuela assustando. Aos 16 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Wilker Ángel subiu em uma cabeçada perigosa e mandou raspando a trave direita da meta de Ederson.

A Seleção Brasileira chegou a marcar o segundo, aos 25 minutos, numa finalização de Vini Jr com assistência de Neymar, mas o gol foi anulado por impedimento no início da jogada. E o empate dos venezuelanos chegou aos 40 minutos da etapa complementar. Após o cruzamento de Savarino, Eduard Bello mandou uma meia-bicicleta e acertou o canto esquerdo, deixando tudo igual no placar.

 

Próximos jogos

O próximo compromisso do Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas, nesta Data FIFA, será contra o Uruguai, no Estádio Centenário, na próxima terça-feira (17), às 21h (horário de Brasília). Já a Venezuela, receberá o Chile no Estádio Monumental de Maturín, também na próxima terça-feira (17), às 18h (horário de Brasília).

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1
Ederson; Danilo (Yan Couto), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro (André), Bruno Guimarães (Gerson) e Neymar; Rodrygo, Richarlison (Gabriel Jesus) e Vini Jr. (Matheus Cunha). Técnico: Fernando Diniz.

VENEZUELA 1
Romo; Alexander González, Yordan Osorio, Wilker Ángel e Makoun; Rincón (Júnior Moreno), Herrera (Cásseres) e Samuel Sosa (Eduard Bello); Machís (Soteldo), Rondón e Córdova (Savarino). Técnico: Fernando Batista.

Local: Arena Pantanal
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orue (PER) e Jesus Sanchez (PER)
VAR: Carlos Orbe (EQU)
Gols: Brasil: Gabriel Magalhães (5’/2ºT). Venezuela: Eduardo Bello (40’/2ºT).
Cartões amarelos: Brasil: Richarlison. Venezuela: Rincón e Herrera.
Público: 40.020 pagantes
Renda: R$ 12.746.150

COMPARTILHE

Bombando em Copa do Mundo

1

Copa do Mundo

Copa do Mundo 2026 com 48 seleções evita vexame maior para o Brasil

2

Copa do Mundo

Capitã das Yaras destaca estreia inédita na Copa do Mundo de Rugby

3

Copa do Mundo

Conmebol sugere Copa do Mundo com 64 equipes para o centenário

4

Copa do Mundo

Eliminatórias da Copa do Mundo: Grupos Definidos na Europa Após a Liga das Nações

5

Copa do Mundo

Irã Garante Vaga na Copa do Mundo de 2026: Triunfo no Futebol Internacional