
A temporada 2026 da IndyCar trará mudanças significativas na equipe Andretti Global, com Will Power assumindo o lugar de Colton Herta. Após especulações, foi confirmado que Power, veterano da Penske que encerrou sua passagem após 17 anos, substituirá Herta, que anunciou sua saída da IndyCar rumo à Fórmula 2 para acumular pontos necessários à obtenção da Superlicença da FIA visando uma futura vaga na Fórmula 1.
Colton Herta, de 25 anos, não comentou diretamente sobre os rumores, mas confirmou sua decisão em vídeo após o fim da temporada, onde finalizou em 11º na última prova, com o recado “See ya in 2026”. Já Will Power, de 44 anos, anunciou em 2 de setembro que não permanecerá mais na Penske para a temporada 2026, encerrando uma trajetória de sucessos, incluindo 45 vitórias na IndyCar e a conquista das edições de 2014 e 2022 do campeonato, além da vitória nas 500 Milhas de Indianápolis em 2018. Ele também detém o recorde de 71 poles na categoria.
Roger Penske elogiou Power, dizendo: “As conversas para nosso futuro juntos mostraram que Will sentiu que era hora de uma mudança. Ele foi um piloto e companheiro de equipe excepcional, seus resultados falam por si só, e desejamos o melhor em sua próxima fase.”
Com a saída de Power da Penske e de Herta da Andretti, a equipe global se prepara para uma nova configuração em 2026, com Power tendo sido anunciado como substituto direto de Herta na Andretti Global. Enquanto isso, a ida de Herta para a Fórmula 2 é vista como um passo estratégico para acumular os pontos necessários para a Superlicença da FIA, fundamental para sua ambição de ingressar na Fórmula 1, possivelmente no futuro time da Cadillac, que estreia em 2026 com Sergio Perez e Valtteri Bottas confirmados, buscando ainda um piloto americano para temporadas seguintes.
Will Power teve um papel central na Penske, onde conquistou 42 vitórias, sendo o piloto mais experiente da equipe, e fechou a temporada 2025 na nona colocação, melhor entre os companheiros de equipe Scott McLaughlin e Josef Newgarden. O anúncio da equipe Penske sobre o destino da vaga de Power será feito em outra ocasião.
Este cenário consolida a movimentação na IndyCar para a temporada 2026, onde a troca entre Herta e Power marca um revezamento importante entre jovens promessas e pilotos experientes da categoria norte-americana.
Fonte: Motorsport UOL