Esportes

Espargaró lidera shakedown da MotoGP em Sepang

Espargaró domina primeiro dia limitado de testes em Sepang O shakedown que abre a temporada 2026 da MotoGP em Sepang […]

Close-up ultrarrealista de uma moto Ducati GP26 com novas asas aerodinâmicas na pista de Sepang.

Michele Pirro testa a Desmosedici GP26 com novas carenagens aerodinâmicas em Sepang.

Espargaró domina primeiro dia limitado de testes em Sepang

O shakedown que abre a temporada 2026 da MotoGP em Sepang teve nesta quinta-feira uma sessão de caráter muito dirigido: com participação limitada a novatos, titulares selecionados da Yamaha e testadores das marcas, a atividade serviu sobretudo para recolocar as equipes em ritmo. Quem se destacou foi Aleix Espargaró, autor do melhor giro, 1:58.091, a bordo da RC213V da HRC.

O primeiro dia de pista teve regras próprias — apenas dois novatos (entre eles o brasileiro Diogo Moreira), os pilotos titulares da Yamaha no grupo D e os testadores das cinco montadoras foram autorizados — o que reduziu o número de voltas e a variedade de testes em comparação a um ensaio tradicional. Mesmo assim, as equipes tiraram proveito para avaliar pacotes mecânicos e eletrônicos após dois meses sem rodagem desde Valência.

Pol Espargaró foi o segundo mais rápido, a 0,524s do líder, mas também protagonizou uma queda na primeira curva pouco antes das 14h locais, que motivou bandeira vermelha. O incidente, de acordo com as imagens e relatos, não acarretou lesões aparentes ao piloto da KTM. Outro veterano em destaque foi Dani Pedrosa, terceiro colocado com 1:59.143, a pouco mais de um segundo de Aleix.

Entre os novatos, Toprak Razgatlıoğlu foi o melhor, em quarto, com a Yamaha M1 equipada com motor V4, marcando 1:59.647. A Yamaha, única montadora autorizada a inscrever todo o seu plantel no grupo, optou por atuação reduzida neste dia: levou Toprak e o piloto de testes Augusto Fernández, que ficou em quinto com 1:59.758. A presença de Andrea Dovizioso foi anunciada pela fábrica apenas para etapas posteriores do shakedown, a partir de sábado.

Ducati com novas peças aerodinâmicas e testes de pacotes

A sessão também serviu para a Ducati continuar a introdução de elementos aerodinâmicos na Desmosedici GP26. Michele Pirro, piloto de testes da equipe de Gigi Dall’Igna, avaliou uma carenagem com frente mais larga e aletas bem visíveis — evolução já iniciada em Valência — em busca de melhorias na estabilidade e na gestão das turbulências em frenagem e curvas de alta velocidade. Pirro registrou 1:59.803 e foi o sexto colocado.

Outros resultados do dia mostraram Lorenzo Savadori em sétimo (2:00.303) e o estreante brasileiro Diogo Moreira em oitavo, com 2:00.894, ficando 2,803s atrás de Aleix. O terceiro piloto de testes da KTM, Mika Kallio, fechou a tabela longe do pelotão, com 2:03.203, mais de cinco segundos do tempo de referência.

Sessão marcada por bandeiras vermelhas e foco nos ajustes

Além da queda de Pol, a sessão foi interrompida ainda por resíduos de óleo na pista, deixados por uma moto não identificada, o que também exigiu intervenção da direção de prova. Não houve relatos de incidentes mais graves decorrentes desses episódios. Sem cronometragem transmitida ao vivo para o público neste primeiro dia, as equipes trabalharam com dados internos para ajustar acertos de suspensão, mapas de motor e posicionamento aerodinâmico.

O shakedown segue até sábado (31) e permanece como oportunidade restrita para que os novatos ganhem experiência e que as fábricas afinem peças novas antes dos testes abertos que marcam o início do calendário esportivo. As voltas registradas em Sepang darão referências iniciais, mas não necessariamente antecipam o desempenho de cada equipe quando todos os pilotos estiverem envolvidos nas próximas sessões.


Fonte: Motorsport.com

COMPARTILHE

Bombando em Esportes

1

Esportes

Árbitro do Olympia elogia evolução nas poses de Ramon Dino

2

Esportes

Bruna de Paula concorre ao prêmio de melhor atleta de handebol de 2025

3

Esportes

Ingressos esgotados para final da LNF entre Jaraguá e Corinthians

4

Esportes

ExitLag estreia torneio oficial de CS2 para o cenário brasileiro

5

Esportes

Kalle Rovanpera realiza primeiro teste na Fórmula 2 antes da transição para monopostos