
Foto: Duda Bairros
A Stock Car 2024 retorna nos dias 20 e 21 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A competição tem como grande novidade as corridas de sprint, de 30 minutos, que acontecem aos sábados, enquanto o evento principal ocorre aos domingos. Entenda mais!
A maior categoria do automobilismo sul-americano está de volta. Em uma temporada repleta de novidades e surpresas, a Stock Car 2024 promete ainda mais emoção nas pistas, dentro e fora do Brasil, e muita disputa pelo sonhado título do campeonato de velocidade.
As emoções da Stock Car 2024 juntarão alguns dos melhores pilotos brasileiros da atualidade, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr, Daniel Serra, Ricardo Zonta, Felipe Fraga e o atual campeão Gabriel Casagrande. Tudo isso passando por vários circuitos tradicionais do automobilismo brasileiro e algumas novidades.
Além disso, a temporada ainda vai marcar uma despedida marcante. 2024 será o último ano com corrida de carros sedan na categoria. A partir do próximo ano, a Stock Car adotará modelos SUV, trocando o Chevrolet Cruze pelo Tracker e o Toyota Corolla pelo Corolla Cross. Além disso, duas novas montadoras vão entrar em 2025.
Leia mais: Fórmula 1 2023: o resumo de uma temporada eletrizante!
Novidades e mudanças na Stock Car 2024
Enquanto os carros seguem sendo sedãs, porém, a categoria já apresenta novidades importantes. A principal fica por conta do formato do fim de semana. Ao contrário das duas provas seguidas que víamos até 2023, o calendário de corridas de 2024 traz a estreia das corridas sprint.
Assim, o sábado terá uma corrida sprint de 30 minutos, enquanto o domingo fica apenas com a corrida principal, agora disputada em 50 minutos. No novo formato, as duas provas terão uma parada obrigatória para a troca de todos os quatro pneus e janelas de pit stop mais longas em relação às antigas.
O grid de largada para as duas provas será definido ainda nos sábados. O Q1 do qualy terá os 32 carros divididos em dois grupos de 16 – os 10 melhores de cada avançam para o Q2. Dessa sessão, os oito melhores vão ao Q3, que define a pole position. Esse grid será utilizado na prova do domingo, com os 12 primeiros lugares sendo invertidos na sprint.
Outra novidade que chamou a atenção dos fãs de automobilismo na Stock Car 2024 foi acerca dos pushs. Na nova temporada, os pilotos terão direito a mais acionamentos nesse impulso extra nos carros, mas cada um deles terá duração menor. Além disso, os pilotos novatos (rookies) terão 10% a mais de push.
Os pilotos mais promissores e suas equipes para este ano
Atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande quer se tornar o primeiro piloto brasileiro tricampeão antes dos 30 anos. Para isso, ele chega mais uma vez no volante do Chevrolet da A.Mattheis Vogel – novamente com Lucas Foresti como companheiro de equipe.
Quem também ganhou atenções redobradas na Stock Car 2024 foi Felipe Massa. O vice-campeão mundial de Fórmula 1 terminou 2023 em alta e quer levar sua TMG Racing ao título.
Outro nome que sempre está na briga pelo título é Ruben Barrichello, que terá a companhia dos jovens promissores Arthur Leist, Gianluca Petecof e Dudu Barrichello (seu filho) na Full Time.
O estreante que vem chamando mais atenção, porém, é Zezinho Muggiati. Campeão da categoria de acesso, Stock Series, o paranaense recebeu uma bolsa pelo título e vai estrear na categoria em um carro da KTF Racing.
Sobre as equipes, há algumas novidades importantes. Após as saídas de Tony Kanaan e Matías Rossi, a Full Time passará a correr com apenas quatro carros, não mais cinco. Além deles, quem também deixou a Stock Car foram os pilotos brasileiros Denis Navarro e Marcos Gomes.
A tradicional Hot Car Competições deixou a categoria após 22 anos nas pistas, mas duas novas equipes aparecem no grid neste ano. A Garra Racing, tricampeã na Stock Series, “subiu” e estreia na Stock Car em 2024, assim como a novata ASR Racing.

Confira: Full Trader: Conheça o Conceito e Torne-se um Especialista em Operações Financeiras
Calendário completo de corridas e locais das etapas
As emoções da Stock Car 2024 começaram em 3 de março, com uma prova disputadíssima em Goiânia. Mas o calendário de corridas ainda reserva muito automobilismo para os cabeças de motor.
O campeonato de velocidade segue por Velo Città (Mogi Guaçu-SP, 24 de março), Interlagos (São Paulo-SP, 21 de abril), Cascavel (PR, 19 de maio), Velo Città (30 de junho), Goiânia (28 de julho), Belo Horizonte (18 de agosto), Santa Cruz do Sul (RS, 18 de setembro), Buenos Aires (Argentina, 6 de outubro), Velopark-RS ou Uruguai (27 de outubro), Brasília (24 de novembro) e Interlagos (15 de dezembro).
Duas novidades chamam a atenção aí. A primeira é a estreia do circuito de rua de Belo Horizonte. A capital mineira já se prepara para um traçado entre a Pampulha e o Mineirão. Além disso, há a possibilidade de termos a primeira corrida em solo uruguaio, com a indefinição da sede da 10ª etapa entre Nova Santa Rita-RS, Rivera-URU e El Pinar-URU.
Além das estreias, outra marca importante é o retorno de Brasília ao calendário. A capital federal não era palco da maior categoria do automobilismo nacional desde 2014. Quem também tinha ficado de fora em 2023 e retorna é Santa Cruz do Sul.
Três autódromos (Goiânia, Velo Città e Interlagos) receberão duas provas da Stock Car 2024. Isso já mostra menos repetições que no ano passado, quando Cascavel também foi palco de duas etapas e Interlagos ainda tinha três.
Tecnologia e inovações presentes nos carros da Stock Car
O ano marca a despedida dos sedans do modelo Stock Car JL-G09B. Assim, o foco tecnológico da categoria está nas novidades que serão apresentadas nos carros a partir de 2025, como a implantação de novas gaiolas de segurança (safety cages) de aço carbono neutro, promovendo maior segurança e sustentabilidade.
Com várias novidades sendo anunciadas aos poucos para a nova geração da Stock Car, os conceitos acerca das novas SUVs que substituirão o Chevrolet Cruze e o Toyota Corolla vão ser conhecidos aos poucos. Mas isso não quer dizer que os carros atuais não sejam cheios de tecnologia.
Apesar de serem fabricados por Chevrolet e Toyota e levarem os nomes de Cruze e Corolla, os carros da Stock Car 2024 que os fãs do automobilismo veem nas pistas não são iguais aos que estão à venda nas concessionárias. Isso porque existem regras técnicas e esportivas específicas para os carros, que precisam ser o mais parecidos possível.
Assim, a parte que transforma eles em um Cruze e um Corolla está principalmente na lataria externa, construída a partir dos desenhos dos carros de rua. Como uma corrida de carros de turismo não têm tanta influência dos detalhes do desempenho aerodinâmico – ao contrário da Fórmula 1, por exemplo -, a importância da bolha externa é menor.

Entenda: Curso de Aposta Esportiva Grátis: Aprenda a Apostar com Estratégia
Os desafios enfrentados pelos pilotos durante a temporada
Ainda assim, dominar o carro é um dos principais desafios que os pilotos enfrentam. Os carros das diferentes montadoras têm características diferentes e os ajustes de cada equipe para cada circuito também pode alterar muito na forma de conduzir um Stock Car.
A adaptação aos carros de turismo também é um empecilho, principalmente para os pilotos brasileiros que retornam ao país após alguns anos correndo em monopostos na Europa ou nos Estados Unidos. Esse foi o caso recente para nomes como Felipe Massa e Nelsinho Piquet, que vinham da Fórmula E; Tony Kannan, da Indy; e Gianluca Petecof, da Fórmula 2.
E em uma categoria tão disputada, qualquer detalhe pode fazer a diferença no campeonato. Normalmente, o título da Stock Car só é definido no último dia do calendário de corridas e a tendência é que essa administração se torne ainda mais importante em 2024. Isso porque a categoria diminuiu o número de descartes.
Até 2023, cada piloto eliminava seus quatro piores resultados da temporada, antes de chegar à etapa final. Agora, apenas as duas piores pontuações de cada piloto serão descartadas. E esse deve ser o maior desafio dos competidores em 2024, já que cada erro pode ter um peso ainda maior na disputa pelo título.
Saiba mais: Casas de Apostas: Como Escolher a Melhor Opção para Apostar Online
Campeões históricos e lendas do automobilismo brasileiro
A Stock Car 2024 também deve ser uma temporada de recordes. Em 45 temporadas, os números de Ingo Hoffmann (12 títulos e 77 vitórias) são praticamente inalcançáveis, mas o segundo lugar de Paulo Gomes no ranking de vitórias está ameaçado. Tetracampeão, ele venceu 40 corridas e tem 91 pódios.
No número de vitórias, Thiago Camilo (39), Cacá Bueno e Ricardo Maurício (37) podem alcançar Paulão; enquanto, nos pódios, Ricardo (89), Cacá (86), Thiago (82) e Daniel Serra (81) podem ultrapassá-lo.
Além disso, 2024 também deve marcar a 300ª corrida de alguns nomes grandes da história da Stock Car: Daniel Serra (296), Marcos Gomes (291), Átila Abreu (285), Julio Campos e Ricardo Zonta (ambos com 278).
E esses são apenas alguns dos nomes que marcaram história no automobilismo brasileiro. Falando apenas de ex-F1, a Stock Car já foi casa de Ingo Hoffmann, Raul Boesel, Chico Serra, Tarso Marques, Alex Ribeiro, Wilson Fittipaldi, Christian Fittipaldi, Luciano Burti, Antônio Pizzonia e Lucas di Grassi.
Fique por dentro das principais notícias da Stock Car 2024 com Click Esportivo!
Créditos imagem destacada: Duda Bairros