
Detalhe em novo uniforme da Inglaterra causou discussão (Foto: Nike/Divulgação)
Cores da Cruz de São Jorge causaram polêmica na Inglaterra
Um pequeno detalhe do novo uniforme da seleção da Inglaterra vem sendo alvo de grande polêmica, motivando inclusive um posicionamento do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. A tradicional Cruz de São Jorge em vermelho e branco, que representa a bandeira do país, foi repaginada e ganhou novas cores na camisa lançada na última segunda-feira (18).
“Quando se trata das nossas bandeiras nacionais, não deveríamos mexer nelas. São uma fonte de orgulho, identidade, quem somos, e são perfeitas como estão”, desabafou Sunak nesta sexta-feira (22), em entrevista à emissora britânica Sky News. O novo design mesclou o vermelho com tons de azul e roxo.
Rishi Sunak warns against “messing with” national flags after Nike changed the colour of the St George’s Cross on the new England football shirt ⚽ 🏴
Full story ➡️ https://t.co/qJFLQCg8Kr pic.twitter.com/ru9lQeyd8V
— Sky News (@SkyNews) March 22, 2024
Federação Inglesa e Nike defendem mudanças
O debate gerado motivou os posicionamentos Federação Inglesa (FA) e da Nike. Em comunicado, a fornecedora de material esportivo afirmou que não teve intenção de ofender os torcedores. “Somos um parceiro orgulhoso da FA desde 2012 e compreendemos o significado e a importância da Cruz de São Jorge e nunca foi nossa intenção ofender, dado o que significa para os torcedores ingleses”, diz um trecho.
A empresa alegou ainda que os detalhes são parte da homenagem ao elenco campeão do mundo em 1966. “O acabamento nos punhos é inspirado no equipamento de treino usado pelos heróis ingleses de 1966, com um gradiente de azuis e vermelhos com acabamento roxo. As mesmas cores também apresentam uma interpretação da bandeira na parte de trás da gola”, afirmou a nota.
Por sua vez, a Federação Inglesa também defendeu o novo desenho do uniforme. “Não é a primeira vez que se usa um design inspirado na cruz de São Jorge com cores diferentes na camisa da Inglaterra. “Temos muito orgulho do vermelho e branco, da bandeira inglesa. Entendemos o que significa para os torcedores, como ela une e inspira, e ela vai estar tremulando proeminentemente em Wembley amanhã, quando a Inglaterra joga contra o Brasil”, declarou em nota a entidade.
A playful update to the 🏴 of St. George appears on the collar to unite and inspire. pic.twitter.com/lXEjXhbIJO
— Nike Football (@nikefootball) March 18, 2024