
Divulgado anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Ranking Nacional de Clubes (RNC) é dominado por Flamengo e Palmeiras, equipes que têm se destacado no cenário nacional nos últimos anos. O Rubro-Negro lidera há três anos consecutivos e possui atualmente 17.210 pontos. Logo atrás vem o Alviverde com 14.458 pontos.
Se no topo da tabela não tem muita novidade, o restante do levantamento traz muitas mudanças e surpresas. A começar pela terceira colocação, que é ocupada pelo Athletico-PR (com 13.760 pontos). Em relação ao levantamento anterior, o Furacão subiu duas posições no RNC, superando as equipes do eixo Rio-São Paulo e também de Minas Gerais.
Atrás do time paranaense, completando o Top 5 do Ranking Nacional de Clubes, estão Atlético-MG (13.675 pontos) e São Paulo (13.572 pontos), na quarta e quinta colocação, respectivamente.
Fortaleza lidera no Nordeste
Assim como o Athletico-PR, outra equipe que vem crescendo no RNC, devido aos bons resultados dentro de campo, é o Fortaleza. A equipe cearense já ocupa a sétima colocação no ranking da CBF, com 12.512 pontos. A distância para o São Paulo, quinto colocado, é de 1.060 pontos.
O bom desempenho também rende ao Fortaleza o posto de número um da região Nordeste, com uma diferença considerável em relação aos demais concorrentes, já que o mais próximo ao Leão do Pici é o rival Ceará, que ocupa apenas a 14ª colocação com 9.958 pontos. Completam o top-5 entre os nordestinos o Bahia (15º), Sport (26º) e CRB (27º).
Grêmio, Inter, Santos e Vasco perdem posições
Rebaixado à Série B em 2021, o Grêmio já retornou à primeira divisão nacional, mas o período longe da elite do futebol brasileiro e as campanhas inexpressivas na Copa do Brasil fizeram com que o time perdesse sete posições no RNC, deixando a quarta colocação para ocupar apenas o 11º posto no levantamento com 11.201.
Situação semelhante vive o Vasco da Gama, que retornou à elite do futebol nacional após dois anos disputando a Série B. O cruzmaltino ocupa atualmente apenas a 22ª colocação no RNC, três posições abaixo do último levantamento. Outras equipes que também perderam posições no último ranking foram o Internacional (que caiu do 8º para o 10º lugar) e o Santos (que saiu da 6ª para a 9ª posição).
Critérios para pontuação no Ranking Nacional de Clubes da CBF
Para elaborar o RNC, a Confederação Brasileira de Futebol leva em consideração a participação dos clubes em competições nacionais nos últimos cinco anos. Para cada um dos cinco anos do período considerado, do mais recente ao mais distante, são atribuídos pesos a serem convertidos sobre cada pontuação.
Os campeões das Séries A, B, C e D recebem 800, 400, 200 e 100 pontos, respectivamente. O campeão da Copa do Brasil recebe 600 pontos e o vice-campeão recebe 480 pontos. Para aqueles times que não alcançam o título ou um vice-campeonato nas competições nacionais, as pontuações são atribuídas de acordo com a colocação final no Campeonato Brasileiro e a fase alcançada, no caso da Copa do Brasil.