
No futebol feminino, Corinthians e Ferroviária são os líderes do Ranking Nacional de Clubes, divulgado pela CBF. O Alvinegro está no topo com 11.680 pontos, enquanto a equipe de Araraquara ocupa a segunda colocação com 8.848 pontos. Completam o top-5, o Internacional (8.460), Avaí/Kindermann (8.336) e Flamengo (8.120).
Do sexto ao nono lugar, só equipes paulistas: Santos (8.088), Palmeiras (7.840), São Paulo (7.608) e São José (7.512) ocupam os postos, respectivamente. São oito equipes do estado entre as dez melhores do país.
O domínio paulista no futebol feminino não é por acaso, uma vez que, desde a criação de um campeonato nacional para a modalidade, em 2013, em apenas uma oportunidade a equipe campeã não foi do Estado de São Paulo. Na ocasião, quem levantou a taça foi a equipe do Flamengo. O maior campeão nacional é o Corinthians com quatro títulos. O Alvinegro é também o atual tricampeão da competição e busca, neste ano, o tetracampeonato.

CBF muda critérios para pontuação no RNC
Em 2022, a CBF revisou o critério de concessão de pontos do Ranking Nacional de Clubes do Futebol Feminino. A entidade inseriu o Campeonato Brasileiro Feminino A-3, que corresponde à terceira divisão nacional, e retirou a pontuação referente à Copa do Brasil de Futebol Feminino, que foi encerrada em 2016.
O RNC do Futebol Feminino é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos times em competições das últimas cinco temporadas.
Norte e Nordeste ainda buscam protagonismo
As duas regiões ainda não possuem muita tradição no futebol feminino. Um exemplo disso é que, em 2024, nenhuma equipe do eixo Norte-Nordeste estará disputando a elite do futebol nacional. Neste ano, Bahia, Real Ariquemes (RO) e Ceará foram rebaixados à Série A-2.
A melhor campanha de uma equipe do eixo foi registrada em 2017, quando o Iranduba, do Amazonas, terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação. O desempenho lhe rendeu a oportunidade de participar da Copa Libertadores no ano seguinte. A equipe terminaria o torneio internacional na terceira colocação.
O Iranduba, que sofreu dois rebaixamentos seguidos e atualmente joga na última divisão nacional, ainda permanece como a melhor ranqueada do eixo Norte-Nordeste, ocupando a 14ª colocação no RNC com 5.168 pontos. Logo atrás estão Esmac-PA (15º), Ceará (17º), Bahia (18º) e Sport (22º).’
