
Divulgação/CBDA
Bernardo Santos garantiu vaga na decisão
O Mundial de Esportes Aquáticos começou nesta sexta-feira (2) e o Brasil já conquistou um resultado inédito neste primeiro dia de disputas em Doha, no Catar. Na disputa da preliminar do nado artístico, o paraibano Bernardo Santos garantiu vaga na final e será o primeiro atleta do país a brigar por medalhas nesse esporte.
A própria classificação de Bernardo Santos já tinha sido histórica. Isso porque ele é o primeiro atleta a representar o país em uma disputa masculina do nado artístico em campeonatos mundiais. Assim, ele entrou na piscina na manhã desta sexta (2) na preliminar do solo técnico masculino e garantiu a vaga.
O nado artístico no Mundial de Esportes Aquáticos
A classificação à final veio com uma nota de 182.6351 pontos (23.6500 em dificuldade, 78.4000 em impressão artística e 104.4321 em execução), o que lhe rendeu a oitava colocação entre os 14 atletas na prova. O melhor atleta nessa disputa preliminar foi o chinês Shuncheng Yang, com 242.4367 pontos. Ao fim, os 12 melhores garantiram a vaga na disputa por medalhas, que acontece às 14h da segunda-feira (5).
Mas, antes disso, o paraibano de 23 anos volta à piscina ainda nesta sexta, na disputa do dueto técnico misto, ao lado de Anna Veloso. Depois dessas duas disputas técnicas, Bernardo Santos ainda tem mais dois compromissos no Mundial de Esportes Aquáticos, com o solo livre e o dueto livre misto.
NA HISTÓRIA 🇧🇷
Bernardo Santos fez história no Nado Artístico! O atleta está na final do Mundial de Doha, no solo técnico masculino. Esta é a primeira vez que um atleta do Brasil disputa o solo masculino e já estamos na final! A nota de Bernardo na eliminatória foi: 182.6351. pic.twitter.com/Sdd40bsX0T
— CBDA (@CBDAoficial) February 2, 2024