Boxe

Evento de boxe no Japão termina com morte, hospitalização e mudança nas regras

Morte de dois boxeadores durante evento de boxe no Japão leva à alteração das regras Dois pugilistas japoneses, Shigetoshi Kotari […]

Um ringue de boxe vazio e escuro no Korakuen Hall, Tóquio, com luvas avermelhadas no chão, simbolizando luto e a tragédia.

O ringue do Korakuen Hall, palco de uma tragédia, agora vazio e em silêncio. -Foto: LANCE!

Morte de dois boxeadores durante evento de boxe no Japão leva à alteração das regras

Dois pugilistas japoneses, Shigetoshi Kotari e Hiromasa Urakawa, ambos de 28 anos, morreram em decorrência de lesões cerebrais sofridas em lutas separadas no mesmo evento realizado em Tóquio no dia 2 de agosto.

Kotari faleceu na última sexta-feira, após competir pelo cinturão peso-super-pena da Federação de Boxe Oriental e do Pacífico (OPBF) contra Yamato Hata. A luta terminou empatada por decisão dividida, e Kotari deixou o ringue consciente e aplaudido, mas foi encaminhado ao hospital com diagnóstico de hematoma subdural agudo.
O boxeador permaneceu em coma durante a semana e não resistiu, vindo a óbito. A morte gerou lamentos da Organização Mundial de Boxe (WBO) e do Conselho Mundial de Boxe (WBC).

Hiromasa Urakawa, peso-leve, lutou nas preliminares do mesmo evento, sendo nocauteado por Yoji Saito no oitavo round. Assim como Kotari, Urakawa sofreu um hematoma subdural agudo, passou por cirurgia craniana e ficou em coma até falecer na noite de sábado. Sua morte foi confirmada pela WBO e pela Associação Mundial de Boxe (WBA).
“A WBO lamenta o falecimento do boxeador japonês Hiromasa Urakawa, que morreu tragicamente em decorrência de ferimentos sofridos durante sua luta contra Yoji Saito em 2 de agosto, no Korakuen Hall, em Tóquio. A notícia de partir o coração chega poucos dias após a morte de Shigetoshi Kotari, que faleceu em decorrência de ferimentos sofridos em sua luta no mesmo card”, disse nota da WBO.

Após as mortes, a Comissão Japonesa de Boxe (JBC) anunciou a redução do limite de rounds para disputas de cinturão da OPBF, de 12 para 10 rounds, a partir do próximo evento. A JBC também iniciou uma investigação e planeja uma reunião em setembro para discutir os casos. Segundo a imprensa japonesa, tragédias semelhantes já ocorreram, como em 2023, quando dois boxeadores morreram na mesma noite em evento realizado no país.

Fonte: Jovem Pan

COMPARTILHE

Bombando em Boxe

1

Boxe

Brasileiros Brilham no Boxe: Vitórias sobre Medalhistas Olímpicos na Copa do Mundo