
PSG venceu o Olympique de Marselha pelo Campeonato Francês (Foto: Reprodução)
Apesar de ter ficado com dez jogadores em campo desde o final do primeiro tempo com a expulsão do zagueiro brasileiro Lucas Beraldo, o Paris Saint-Germain (PSG) venceu o Olympique de Marselha por 2 a 0 neste domingo (31), no estádio Vélodrome, no jogo que fechou a 27ª rodada do Campeonato Francês.
Com a vitória, o time parisiense dá mais um passo rumo ao título, ao manter 12 pontos de vantagem sobre o vice-líder Brest, que mais cedo bateu o Lorient por 1 a 0.
Com 0 a 0 no placar, tudo parecia se complicar para o PSG quando Beraldo recebeu cartão vermelho pouco antes do intervalo (40′), ao matar um contra-ataque de Pierre-Emerick Aubameyang com falta.
𝐅𝐈𝐍 𝐃𝐔 𝐌𝐀𝐓𝐂𝐇 et 𝐕𝐈𝐂𝐓𝐎𝐈𝐑𝐄 2⃣ buts à 0⃣ ! ✔️🔴🔵
À 10 contre 11, les Parisiens s’imposent et prennent les 3 points face à Marseille ! ⚽️🔥#Ligue1 | #LeClassique | #OMPSG pic.twitter.com/F7L5NafS9m
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) March 31, 2024
Mas no segundo tempo, apesar da inferioridade numérica, os gols dos portugueses Vitinha (53′) e Gonçalo Ramos (85) deram a vitória ao Paris.
O Olympique chegou a balançar a rede com Jordan Veretout, que colocaria o empate no placar em 1 a 1, mas o gol foi anulado pelo impedimento do brasileiro Luís Henrique no lance (58′).
Kylian Mbappé, titular e capitão no PSG, fez um jogo discreto e foi substituído por Ramos 20 minutos depois do intervalo.
“Estou muito orgulhoso pelo segundo tempo, pela solidariedade e atitude dos jogadores”, comemorou após a partida o técnico do Paris, Luis Enrique. “É um clássico e é importante para os torcedores”, acrescentou.
Com a derrota, o time de Marselha se mantém na sétima posição e prolonga seu mau momento na temporada. Os dois clássicos contra o PSG na temporada foram catastróficos, já que no primeiro turno, em setembro, os parisienses golearam por 4 a 0 no Parque dos Príncipes.
Brest retoma vice-liderança
Mais cedo, o Brest retomou a vice-liderança ao derrotar o Lorient por 1 a 0, com um gol reta final do meia Romain del Castillo (86′), que havia se tornado pai horas antes.
Outro protagonista do duelo foi o goleiro Marco Bizot, que salvou o Brest barrando várias oportunidades do Lorient (16º colocado, posição do playoff contra o rebaixamento).
“Ele [Castillo] praticamente não dormiu as duas últimas noites porque estava acompanhando a esposa”, contou o técnico do Brest, Eric Roy, sobre o autor do gol da vitória da equipe, que começou no banco e entrou no segundo tempo.
“Sabíamos que, mesmo jogando só meia hora, seria ele capaz de fazer a diferença”, acrescentou Roy.
No sábado, o Monaco (3º) tinha chegado aos 49 pontos e assumido provisoriamente a vice-liderança com a goleada por 5 a 2 sobre o Metz, mas o time do Principado foi novamente ultrapassado pelo Brest (50 pontos).
Em todo caso, ambos estão em boa posição na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões. O quarto colocado ainda passa por um playoff prévio antes de entrar na fase de grupos.
O dono da quarta posição é o Lille, a três pontos do Monaco e a quatro do Brest.
Todos eles parecem longe da possibilidade de lutar pelo título, dada a grande vantagem do PSG na liderança.
Quem parece perder o ritmo na luta por uma vaga na Champions é o Nice (5º), que permanece com 43 pontos, três atrás do Lille, após sua decepcionante derrota em casa para o Nantes (14º), que ganha fôlego na briga para não cair.
Ainda na luta pela permanência na elite, o Montpellier (12º) também deu um passo importante ao vencer o Le Havre (15º) por 2 a 0.
Já a situação do lanterna Clermont ficou ainda mais complicada com a derrota por 3 a 0 para o Toulouse (11º).