
Divulgação/AC Milan
Milan ficou no 3 x 3 com o Lecce
Sem ter mais por que lutar, Milan (2º) e Juventus (3ª) parecem ter esquecido de vencer e neste domingo (5) obtiveram dois empates, um novo revés que provocou furiosos protestos dos torcedores ‘rossoneri’ no estádio San Siro.
O Milan, cuja última vitória foi no dia 6 de abril, por 3 a 0 sobre o Lecce, na 31ª rodada da Serie A, empatou em 3 a 3 com o Genoa (12º).
Desde então, foram três empates nas últimas quatro rodadas do campeonato e uma derrota muito dolorosa, por 2 a 1, para a Inter de Milão, que significou também a conquista do ‘Scudetto’ pelo grande rival.
Além disso, a equipe comandada pelo técnico Stefano Pioli foi eliminada nas quartas de final da Liga Europa, perdendo os dois jogos para a Roma (1-0 e 2-1).
Nada parece dar certo para o Milan, que ficou duas vezes atrás no placar após gols do ítalo-argentino Mateo Retegui logo aos 5 minutos, de pênalti, e do ganês Caleb Ekuban no início do segundo tempo (48′).
Os donos da casa empataram em duas oportunidades, com gols de Alessandro Florenzi (45′) e Matteo Gabbia (72′) e ainda ficara na frente com um gol do francês Olivier Giroud (75′), em uma de suas últimas partidas como ‘rossonero’ já que anunciou sua saída para a MLS norte-americana no final da temporada.
Mas quando parecia que o Milan iria finalmente acabar com a má sequência, o jovem zagueiro alemão Malick Thiaw marcou um gol contra que decretou o empate definitivo (87′).
Apesar da sequência negativa, o Milan mantém uma vantagem de cinco pontos sobre a Juventus (3ª), que não passou do empate em 1 a 1 na visita à Roma, mas isso não parece ter agradado os ‘tifosi’ milanistas, que já antes e durante a partida mostraram faixas exigindo que os donos do clube melhorem o elenco para a próxima temporada.
Os frequentadores da Curva Sud até saíram do estádio após o gol de Giroud, deixando uma faixa nas arquibancadas com a mensagem ‘O som do silêncio’.
“Os torcedores escolheram esta forma de protestar e temos que respeitá-la”, disse Pioli após o jogo.
Milan há um mês sem vencer
“Os nossos torcedores sempre foram um apoio importante durante todos estes anos. Devem ter seus motivos para protestar”, acrescentou o treinador.
Na capital, a Juventus, que não vence desde 7 de abril (quando derrotou a Fiorentina por 1 a 0), não passou do empate em 1 a 1 com a Roma.
A equipe de Turim acumulou seu quarto empate consecutivo na Serie A, ao qual se soma uma derrota no jogo de volta das semifinais da Copa da Itália (2-1 contra a Lazio).
No estádio Olímpico de Roma, os donos da casa foram os primeiros a atacar. O dinamarquês Rasmus Kristensen mandou uma cabeçada na trave aos 11 minutos e quatro minutos depois foi Lukaku quem abriu o placar com um chute forte de pé direito.
Só então a Juventus reagiu, empatando com meia hora de jogo através de uma cabeçada do brasileiro Bremer (31′) e depois de assumir o comando do jogo, tendo as melhores chances para marcar, mas nem Federico Chiesa (47′ e 62′), nem Adrien Rabiot (64′) e Manuel Locatelli (79′) conseguiram superar o goleiro local Mile Svilar.
A Roma continua em quinto lugar, posição que lhe permitiria disputar a próxima Liga dos Campeões, embora a Atalanta, que jogará nesta segunda-feira, possa igualá-la com 60 pontos em caso de vitória sobre a lanterna Salernitana.
Também neste domingo, o Hellas Verona (14º) foi a única equipe que conseguiu conquistar três pontos, ao vencer a Fiorentina (8ª) por 2 a 1, praticamente garantindo sua permanência na primeira divisão.
Nos outros duelos para evitar o rebaixamento, Cagliari (15º) e Empoli (17º) empataram em casa contra Lecce (13º) e Frosinone (16º).
Jogos da 35ª rodada do Campeonato Italiano
Sexta-feira
- Torino – Bologna 0 – 0
Sábado
- Monza – Lazio 2 – 2
- Sassuolo – Inter 1 – 0
Domingo
- Cagliari – Lecce 1 – 1
- Empoli – Frosinone 0 – 0
- Hellas Verona – Fiorentina 2 – 1
- Milan – Genoa 3 – 3
- Roma – Juventus 1 – 1
Segunda-feira
- (13h00) Salernitana – Atalanta
- (15h45) Udinese – Napoli
Full time.#MilanGenoa #SempreMilan
Brought to you by @Acqua_Lete pic.twitter.com/YpJq0DY6vF— AC Milan (@acmilan) May 5, 2024