
Divulgação/CAF
Camarões e Namíbia ficaram pelo caminho
O técnico da Nigéria, o português José Peseiro, elogiou seus comandados: “Estou muito feliz com os meus rapazes. Acho que o nosso time fez um trabalho muito bom contra uma ótima equipe. Merecemos vencer”.
Já o treinador de Camarões, Rigobert Song, disse que a falta de experiência custou caro à sua seleção. “Tenho uma equipe jovem e jogadores que estão aprendendo neste nível”, admitiu.
“Eles vão aprender e melhorar com os seus erros. Daqui a dois ou três anos serão os mesmos jogadores, mas uma equipe diferente.”
A Nigéria terminou em segundo lugar no seu grupo, atrás da Guiné Equatorial, enquanto Camarões também ficaram em segundo, atrás do atual campeão Senegal.
📹 HIGHLIGHTS: 🇳🇬 2-0 🇨🇲
Lookman helps Nigeria put on a show with his two goals to fly to the quarter-finals! 🎩#NGRCMR | #TotalEnergiesAFCON2023 | @Football2Gether
— CAF (@CAF_Online) January 28, 2024
Angola se impõe
E em Bouaké seleção de Angola derrotou a Namíbia por 3 a 0 com uma dobradinha de Gelson Dala aos 38 e 42 minutos e um gol de Mabululu no segundo tempo (66′) e se classificou pela 3ª vez na história para as quartas de final da Copa Africana de Nações.
A partida terminou com dez homens em campo para cada seleção, após as expulsões do goleiro angolano Neblù (17′) e do zagueiro-central namibiano Lubeni Haukongo (40′).
Neblù impediu um gol por cobertura do zagueiro Gaspar mas avançou demais e foi expulso por colocar a mão na bola fora da área.
Apesar da desvantagem numérica, os jogadores do técnico Pedro Gonçalves abriram o placar numa bela jogada, em que Gilberto lançou nas costas da defesa para o capitão Fredy, que cruzou e encontrou o autor do gol, Gelson Dala.
Dois minutos depois, as coisas melhoraram ainda mais para Angola: o zagueiro da Namíbia Lubeni Haukongo recebeu o segundo cartão amarelo por cometer falta sobre Mabululu (40′) e deixou as duas seleções com dez em campo.
E para a alegria da torcida angolana, em uma cobrança de falta aos 42 minutos, Fredy colocou a bola na cabeça de Dala, que ampliou. O angolano se tornou o vice-artilheiro do torneio, atrás do guineense Emilio Nsue (5 gols), que joga neste domingo contra a Guiné.
No segundo tempo, Mabululu marcou o terceiro gol de Angola com um chute certeiro (66′) fechando o placar.
Nos acréscimos, Angola ainda teve a chance de marcar o quarto: Zito Luvumbo arriscou mas a bola bateu no travessão.
Depois de 2008 e 2010, com a seleção da geração que disputou a única Copa do Mundo do país, em 2006 na Alemanha, os “Palancas Negras” disputarão uma vaga inédita nas semifinais contra o vencedor do outro duelo deste sábado, entre Camarões e Nigéria, que começa às 17h.
📹 HIGHLIGHTS: 🇦🇴 3-0 🇳🇦
Angola scoring 3 goals along with a clean sheet to go straight to the quarter-finals. 🔥#ANGNAM | #TotalEnergiesAFCON2023 | @Football2Gether
— CAF (@CAF_Online) January 27, 2024
Oitavas de final da Copa Africana de Nações
Sábado
- Angola 3 – 0 Namíbia
- Nigéria 2 – 0 Camarões
Domingo
- (14h00) Guiné Equatorial – Guiné
- (17h00) Egito – RD Congo
Segunda-feira
- (14h00) Cabo Verde – Mauritânia
- (17h00) Senegal – Costa do Marfim
Terça-feira
- (14h00) Mali – Burkina Faso
- (17h00) Marrocos – África do Sul
𝗜𝘁’𝘀 𝗮𝗹𝗹 𝘀𝗲𝘁 𝘁𝗼𝘄𝗮𝗿𝗱𝘀 𝗼𝗻𝗲 𝘁𝗿𝗼𝗽𝗵𝘆. 🏆✨#TotalEnergiesAFCON2023 pic.twitter.com/AvCrYtL7oT
— CAF (@CAF_Online) January 24, 2024