
Divulgação/F1
Futuro do Circuito da Catalunha segue em aberto na categoria
A Fórmula 1 voltará a Madrid em 2026. A possibilidade de uma corrida de rua na capital espanhola já era especulada há muito tempo, mas se tornou oficial nesta terça-feira (23). A corrida acontecerá no entorno do centro de convenções Ifema Madrid.
O contrato da Fórmula 1 com Madrid tem validade de 10 anos, garantindo corridas na cidade entre 2026 e 2035. A última vez que Madrid foi palco de uma corrida da categoria foi ainda em 1981, no Circuito del Jarama, que recebeu nove edições do GP da Espanha na categoria.
Assim, o Grande Prêmio da Espanha, que acontece no Circuito da Catalunha desde 1991, vai trocar de lugar depois de 2025. Isso, porém, não significa que a F1 vai sair de Barcelona. O futuro do atual circuito no calendário da categoria segue em aberto.
O novo circuito do GP da Espanha tem 5.474 km, com 20 curvas e um tempo de volta rápida projetado em 1:32.4. O percurso traz curvas de baixa, média e alta velocidade. A pista se divide em trechos públicos e provados, assim como acontece com o GP de Miami.
A Fórmula 1 em Madrid
CEO da F1, Stefano Domenicali comemorou o acerto com a capital espanhola. “São ótimas notícias para a Fórmula 1 ao mostrar de novo que há um grande apetite mundial pelo nosso esporte”.
Ele continuou: “Eles apresentaram um projeto fascinante, que vai ser construído nos próximos anos e um projeto que considera os fãs e sua experiência, desde a viagem até o evento”.
Segundo a categoria, esse deve ser um dos GPs mais acessíveis do calendário, com expectativa de mais de 90% dos torcedores comparecendo à pista por transporte público.
Madrilenho, o piloto Carlos Sainz, da Ferrari, também comemorou. “Como espanhol e como madrilenho, hoje é um dia muito especial e para se sentir orgulhoso. A F1 volta a Madrid. Nos vemos em 2026”, publicou em rede social.
Let’s go racing in Madrid!
Say hello to the brand-new circuit built around the @IFEMA Exhibition Centre ✨#F1 pic.twitter.com/klysY8HAiT
— Formula 1 (@F1) January 23, 2024