
Pedro Chaves/FCF
Mandatário concedeu entrevista exclusiva ao Click Esportivo
Frequência na elite. Soberania no Nordeste. Sucesso continental. Acessos. O futebol cearense, hoje, colhe os frutos de um trabalho longevo. E realizado, desde 2009, com grande participação de Mauro Carmélio, presidente reeleito da Federação Cearense de Futebol (FCF) pelo quarto mandato consecutivo.
Em entrevista exclusiva ao Click Esportivo, o mandatário analisou o grande momento vivido por clubes do estado, destacou a atenção dada ao futebol de mulheres e às categorias de base, e conversou sobre o trabalho realizado à frente da entidade.
Abaixo, confira entrevista com o mandatário do futebol cearense:
Click Esportivo: Fortaleza em mais uma grande temporada, Ceará buscando o acesso na B, Ferroviário campeão da D. Como o senhor enxerga o crescimento do futebol cearense não só na Região mas também a nível nacional?
Todos esses resultados que estamos colhendo são frutos de anos de trabalho e profissionalização das nossas equipes. É um trabalho bem feito desde muito cedo, não apenas no profissional, mas em todas as áreas e principalmente, na iniciação desportiva dos atletas.
Quando assumi em 2009, estávamos em 12º lugar no Ranking Nacional de Federações, e hoje, 13 anos depois, estamos em 6º lugar como melhor federação do Brasil, a frente de todas da região Nordeste e Centro-Oeste.
Nossos times passaram a ter projeção de futuro a longo prazo e sabem que futebol é bola no chão por isso almejam grandes feitos, como disputar competições internacionais e conquistar títulos nacionais, tudo é possível quando tratado com seriedade, profissionalismo e uma boa equipe de gestão.
Click: O Fortaleza faz mais um grande ano. Recordes quebrados, campanhas históricas e números incríveis. Qual a participação da FCF nesse crescimento do Leão do Pici?
O que muitas pessoas não sabem é que o trabalho da federação ocorre mais pelos bastidores, e quando um clube nos procura servimos como conselheiros, os auxiliamos em algumas dúvidas e também fazemos sugestões, mas claro, sem tomar as decisões pelos gestores.
Quanto ao crescimento do futebol cearense através do Fortaleza, destaco a gestão do presidente Marcelo Paz que sempre buscou o melhor para sua equipe e deu um novo ambiente ao clube. Isso refletiu no trabalho em campo que estamos vendo nos dias de hoje.
Click: Nos últimos cinco anos, em quatro deles o campeão da Copa do Nordeste foi cearense. O que era exceção, vem se tornando regra. O que o senhor enxerga de determinante no domínio do estado do Ceará no âmbito regional?
Nossos times estão sempre disputando competições importantes e almejando coisas grandiosas. A Copa do Nordeste é um sucesso. Nela temos clássicos, grandes públicos e o retorno financeiro a cada clube participantes. O nosso estado e o futebol cearense estão numa crescente, seja qual for o nível. Nos orgulha muito em acompanhar a maior competição do país com protagonistas do nosso futebol.
Click: O Ferroviário vem de grande campanha na D, com acesso e título. Qual o peso da temporada do Tubarão na trajetória do futebol cearense nos últimos anos?
O Ferroviário fez uma temporada bastante positiva para o futebol local. Em 2022, com um infeliz rebaixamento, serviu como um momento de colocar os pés no chão, enxergar os erros e buscar a solução para se reerguer no ano seguinte. Nesta temporada, vimos um Ferroviário com muita gana de vencer, e logo na primeira semana de 2023 teve que enfrentar o mata mata pelas Eliminatórias da Copa do Nordeste o qual garantiu sua vaga na competição. Essa vitória suada serviu como combustível para o que vinha pela frente.
No Campeonato Cearense tivemos uma equipe firme e bem postada em campo que chegou às Semifinais da competição. Na Copa do Nordeste também foi destaque do seu grupo ficando com a 3ª posição, e sendo eliminado pelo Fortaleza na 2ª Fase.
No seu principal objetivo na temporada, veio a coroação de um trabalho muito bem executado dentro e fora das quatro linhas, um título histórico e inédito na competição.
Para entender a dimensão desse título, o Ferrão tornou-se o primeiro clube bicampeão da competição, sendo o terceiro clube a conquistar o certame de forma invicta e o primeiro clube cearense a levantar um troféu nacional por duas vezes, também se tornou o clube campeão com a maior sequência invicta na história do futebol brasileiro com 24 jogos.
Click: Também nas Séries C e D, equipes como Floresta, Pacajus e Atlético FC permaneceram em suas divisões. Como são avaliadas as trajetórias destas equipes no cenário do futebol cearense?
Floresta por mais um ano conseguiu a sua permanência na Série C nacional, são três anos seguidos de um trabalho consolidado. Neste ano, no Campeonato Cearense, o Lobo carimbou a sua classificação para a elite do futebol estadual. Tudo isso dentro do planejamento rigorosamente planejado por todos que fazem parte do cotidiano do clube.
Também devemos destacar o trabalho do Pacajus e do FC Atlético que com pouco tempo já demonstraram ter uma boa base de gestão, de muita visão e planejamento, não é a toa que Pacajus já conquistou uma Fares Lopes e jogou a Série D nacional por duas temporadas, já a Águia da Precabura conquistou o tão sonhado acesso à Terceira Divisão nacional em 2021, e vem de uma boa campanha na Série D deste ano.
Click: Como funciona a comunicação com os mandatários do futebol cearense? Há um período estabelecido para reuniões?
Recebemos a visita dos representantes dos nossos clubes semanalmente. Independente da série ou cor da camisa. Todos são recebidos em nossa sede para nos reunirmos e pautarmos assuntos de relevância para o bem comum do futebol cearense.
Semana passada, em decorrência da partida final do Campeonato Brasileiro da Série D, nos reunirmos com representantes da CBF e do Ferroviário para alinharmos a melhor experiência para o torcedor que viesse a se fazer presente no PV.
Click: Existe contato com demais presidentes de Federações do Nordeste?
Existe sim, afinal, todos fazemos futebol. De forma periódica, nos encontramos na CBF junto ao presidente Ednaldo para discutirmos nosso levantamento mensal, apresentando todo o trabalho feito durante o mês.
Fora desses encontros, também temos uma relação harmoniosa com todos os mandatários, principalmente, os da Região Nordeste, pois temos uma luta muito forte para fortalecer o nosso futebol.
As federações possuem uma troca muito profissional, para você ter ideia, alguns setores de outras federações entram em contato com setores da nossa federação para tirar dúvidas, essa troca mútua só tem a agregar, também ao futebol cearense.
Click: A FCF é, hoje, uma referência de Federação no Nordeste. Qual o segredo desse trabalho sólido?
Estamos na crescente do futebol cearense. O trabalho desempenhado pelos clubes nas categorias do profissional e nas divisões de base nos garantem a expectativas jogos de alto rendimento e competições de relevância.
Nosso trabalho é pautado na seriedade. Tudo em prol dos nossos filiados. Afinal de contas, é o estado do Ceará, na forma do futebol cearense, representado desportivamente através dos nossos clubes.
Esse trabalho também não é apenas no futebol masculino. De forma inédita, lançamos o Campeonato Cearense Feminino Sub-17, e para enaltecer a categoria logo nas divisões de base, também estamos transmitidos para todo o estado através da televisão aberta.
Nós valorizamos bastante nosso futebol cearense de base, e somente nesta atual temporada, estamos em nossa sétima competição, e com mais uma a vir ser iniciada.