Esportes

Ministério do Esporte anuncia novos critérios para concessão do Bolsa Atleta

Principais novidades para a Bolsa Atleta são a inclusão dos Jogos Surdolímpicos e a extensão prioritária para gestantes e puérperas

Delegação de judô no Parapan 2023 foi toda de beneficiários do Bolsa Atleta (Foto: Washington Alves/CPB)

Delegação de judô no Parapan 2023 foi toda de beneficiários do Bolsa Atleta (Foto: Washington Alves/CPB)

Principais novidades para a Bolsa Atleta são a inclusão dos Jogos Surdolímpicos e a extensão prioritária para gestantes e puérperas

O Ministério do Esporte publicou, na última sexta-feira (19), a Portaria nº 5, em que detalhou os critérios e as principais informações para a concessão da Bolsa Atleta em 2024. O documento foi assinado pelo ministro André Fufuca e a responsabilidade do edital será da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho.

O benefício é elegível para modalidades olímpicas e paralímpicas, além de contemplar atleta-guia, atleta-assistente, entre outros. Uma das novidades deste edital foi a inclusão dos Jogos Surdolímpicos como categoria elegível. Além disso, a renovação do benefício para gestantes e puérperas passou a ser prioridade, seguindo as orientações da Lei 14.614, aprovada em julho do ano passado.

Leia também: Ginástica Rítmica: Brasil apresenta candidatura para sediar Mundial de 2025

Ao todo, o Bolsa Atleta compreende as categorias de base, com idades entre 12 e 19 anos; estudantil, entre 12 e 20 anos; e nacional, internacional, olímpico, paralímpico, surdolímpico e pódio, com idade mínima de 14 anos e sem limite máximo.

Todo o processo de inscrição é feito de maneira virtual, através do Sistema Bolsa Atleta, por onde o candidato deve enviar toda a documentação de comprovação. Os escolhidos podem ter o benefício cortado em caso de não cumprimento dos prazos e processos estabelecidos, aposentadoria, condenação em exames de doping ou desistência de participação em Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Surdolímpicos, para a categoria Pódio.

Sobre o Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta é concedido desde 2005 pelo Governo Federal, como forma de incentivar o esporte nacional de alto desempenho. A ideia é fornecer condições para que os profissionais tenham dedicação exclusiva aos treinamentos e demais atividades esportivas relacionadas. Desde o início do programa, já foram mais de 800 beneficiários na categoria Pódio, a mais alta disponível, com um investimento de quase R$ 350 milhões.

COMPARTILHE

Bombando em Esportes

1

Esportes

Riot encerra investigação e não pune Profek por alegações em VALORANT

2

Esportes

CEO da PGL denuncia monopólio e irregularidades de concorrentes na CS2

3

Esportes

Brasil conquista prata inédita no Mundial de Ginástica Rítmica

4

Esportes

Counter-Strike 2: 13 anos desde o lançamento do CS:GO

5

Esportes

Atualização Valorant Patch 3.06 traz nerfs em Jett e ajustes em Skye