
A classificação atual do Brasileirão Série B e comparativo com edições anteriores dos pontos corridos na 33ª rodada.
A 33ª rodada da Série B teve o Vitória ficando a um passo do acesso e Sport e Atlético Goianiense abrindo quatro pontos em relação ao 5º colocado.
Chegou ao fim nesta segunda (23) a 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que ficou marcada pelo importante resultado do Vitória diante do Sampaio Corrêa, deixando o rubro-negro baiano bem próximo do acesso à Série A.
A rodada ainda foi boa para Sport e Atlético Goianiense, que venceram seus jogos e ainda comemoraram tropeços importantes de Juventude, Guarani, Novorizontino, Mirassol e Vila Nova. Entre os perseguidores do G-4, o único que se deu bem foi o Criciúma, que venceu o CRB por 1 a 0 e manteve-se vivo na briga pelo acesso.
Na parte de baixo, a Chapecoense até saiu na frente diante do Sport, mas acabou perdendo o jogo e a chance de sair do Z-4 nesta rodada. Já o Tombense conseguiu uma virada no apagar das luzes diante do Vila Nova e manteve acesa a esperança da permanência, embora ainda em situação difícil.
O quadro acima comprara a classificação atual da Série B do Brasileirão com a pontuação das equipes em edições anteriores dos pontos corridos. Apesar dos tropeços de boa parte das equipes da parte de cima da tabela, a pontuação na briga do acesso segue acima da média e com um número maior de postulantes ao G-4. Na briga contra a degola, a projeção de pontuação de corte segue abaixo da média histórica da competição.
Vitória a um passo do acesso
Jogando em São Luís, o Vitória obteve um grande resultado ao vencer o Sampaio Corrêa por 1 a 0. A equipe rubro-negra ampliou para 9 pontos a vantagem em relação ao 5º colocado, a maior diferença já registrada nesta edição da Série B, e deu um importante passo na busca pelo acesso.
Vantagem do Vitória em relação ao 5º colocado:
- 24ª rodada: 6 pontos
- 25ª rodada: 6 pontos
- 26ª rodada: 5 pontos
- 27ª rodada: 4 pontos
- 28ª rodada: 4 pontos
- 29ª rodada: 5 pontos
- 30ª rodada: 7 pontos
- 31ª rodada: 5 pontos
- 32ª rodada: 7 pontos
- 33ª rodada: 9 pontos
O Vitória poderá garantir matematicamente o acesso à Série A já na próxima rodada. Para comemorar a volta à primeira divisão de foram antecipada já no próximo domingo, o torcedor rubro-negro terá que torcer para os seguintes resultados:
- Vitória vencer o Juventude, em casa
- Guarani perder do Botafogo de Ribeirão, em casa
- Criciúma empatar ou perder do Sampaio Corrêa, em casa
- Novorizontino empatar ou perder da Ponte Preta, em casa
- Mirassol empatar ou perder do Ituano, fora de casa
Vitórias importantes de Sport e Atlético Goianiense
Depois de três empates seguidos, o Sport reencontrou o caminho das vitórias ao derrotar a Chapecoense por 2 a 1, de virada, resultado importantíssimo para um time que vem oscilando nessa reta final da Série B. Aos trancos e barrancos, já são oito jogos seguidos sem derrotas, embora com mais empates que vitórias nesse recorte. De todo modo, são pontos importantes que vem sendo conquistados a cada rodada na briga pelo acesso.
Numa arrancada incrível neste 2º turno, o Atlético Goianiense chegou ao seu quinto triunfo consecutivo ao derrotar o ABC por 3 a 1. Desde que venceu o Tombense na 22ª rodada, o Dragão só não venceu dois jogos: empatou com o Vitória em 0 a 0 e perdeu para o Botafogo de Ribeirão por 1 a 0. No mais, foram 10 vitórias nos últimos 12 jogos.
A arrancada do Atlético-GO:
- 3×2 Tombense (casa)
- 1×0 Chapecoense (fora)
- 2×0 Londrina (fora)
- 0x0 Vitória (casa)
- 2×0 Avaí (fora)
- 3×0 Juventude (casa)
- 0x1 Botafogo de Ribeirão (fora)
- 3×1 Criciúma (casa)
- 1×0 Ceará (fora)
- 1×0 Ituano (casa)
- 2×0 Ponte Preta (fora)
- 3×1 ABC (casa)
Tanto Sport quanto Atlético Goianiense chegaram aos 59 pontos e abriram quatro de vantagem em relação ao Guarani, atual 5º colocado. Essa é a maior distância já registrada entre 3º e 5º colocado na atual Série B, igualando a marca da 16ª rodada, quando o Sport, então 3º lugar, tinha os mesmos quatro pontos de vantagem em relação ao Vitória, que era o primeiro time fora do G-4 àquela altura.
O histórico de edições anteriores da Série B também favorece Sport e Alético Goianiense. Desde que a competição passou a ser disputada em pontos corridos, somente uma vez uma equipe deixou de obter o acesso depois abrir quatro pontos de vantagem na 33ª rodada. Em 2013, o Figueirense tirou uma diferença de quatro pontos em relação ao Icasa, e acabou subindo para a 1ª divisão.
Tropeços de candidatos ao acesso
Jogando em casa contra o virtualmente rebaixado Londrina, o Juventude ficou num decepcionante empate em 2 a 2, e só não perdeu a vaga no G-4 porque seus principais concorrentes tropeçaram. Num jogo de seis pontos, Guarani e Mirassol ficaram num 0 a 0 com gosto de derrota para ambos, enquanto o Novorizontino perdeu por 2 a 0 para o Botafogo de Ribeirão.
Quem tem motivos para comemorar nessa rodada é o Criciúma, que diminuiu para dois pontos a diferença para o 4º colocado ao derrotar o CRB, fora de casa, por 1 a 0. O Tigre poderá voltar ao G-4 da Série B já na próxima rodada, algo que não acontece desde a 26ª rodada. Para isso, terá que vencer o Sampaio Corrêa e torcer por empates ou derrotas de Juventude, que tem um duelo dificílimo contra o Vitória no Barradão, e Guarani, que pega o Botafogo de Ribeirão em casa.
Já o Vila Nova sofreu uma dura derrota de virada para o Tombense, e ficou em situação muito complicada em relação à briga pelo G-4. O Vila chegou a estar entre os quatro primeiros em 18 das 33 rodadas da Série B, mas agora está a 5 pontos do 4º colocado.
Briga contra o rebaixamento abaixo da média histórica
Jogando fora de casa, a Chapecoense chegou a abrir 1 a 0 diante do Sport, mas cedeu a virada diante do Leão da Ilha e acabou perdendo a chance de sair do Z-4. A Chape tinha a seu favor o confronto direto entre Ponte Preta e Ituano, que lhe garantia uma vaga fora da zona de rebaixamento em caso de vitória no Recife.
Também dentro da zona de rebaixamento, e em situação mais complicada que a Chape, o Tombense conseguiu vencer o Vila Nova numa virada alucinante nos minutos finais, e ainda sonha com a permanência. São quatro pontos de desvantagem em relação à Ponte Preta, primeiro time fora do Z-4, que apenas empatou com o Ituano num duelo de seis pontos que foi ruim para os dois.
Já o Avaí chegou ao seu quarto jogo sem perder na vitória diante do Ceará por 1 a 0, e abriu cinco pontos de vantagem em relação ao Z-4, distância importante faltando apenas cinco rodadas para o término da Série B. Em movimento oposto, o Sampaio chegou ao quarto jogo sem vencer na derrota por 1 a 0 para o Vitória, e manteve-se a três pontos da zona de rebaixamento.
No fim da tabela, Londrina e ABC seguem respirando por aparelhos. O empate fora de casa contra o Juventude não melhorou em nada a situação do Londrina na luta pela permanência. No caso do ABC, o rebaixamento já poderia ter sido matematicamente confirmado na 33ª rodada, mas a equipe ganhou uma sobrevida por conta de outros resultados. Ainda assim, o rebaixamento parece ser apenas questão de tempo e pode ser sacramentado na 34ª rodada.
No comparativo com edições anteriores, a pontuação das equipes da parte de baixo segue bem abaixo da média. Nunca um 13º colocado tinha chegado à 33ª rodada com menos de 40 pontos. O Avaí tem apenas 38. O Ituano, atual 14º, está cinco pontos abaixo da média da posição. O cenário atual leva a crer que a pontuação de corte da Série B ficará abaixo dos tradicionais 44 pontos.
Veja mais sobre a Série B
Leia também: Estatísticas do Brasileirão Série B: história em números