
A classificação atual do Brasileirão e comparativo com edições anteriores dos pontos corridos na 35ª rodada.
O Brasileirão entrou em sua reta final de forma alucinante. A 35ª rodada chegou ao fim com a briga pelo título completamente embolada e tendência de alta pontuação para se safar da degola.
Ainda na sexta-feira, o Bahia aplicou uma goleada histórica no Corinthians em plena Neo Química Arena e colocou fogo na briga contra o rebaixamento. Agora, até mesmo times com pontuações tidas como tranquilas estão com o sinal de alerta ligado.
No domingo, Palmeiras e Botafogo empataram seus jogos contra equipes da segunda página. Pra completar, ambos viram o Flamengo derrotar o América por 3 a 0 e entrar de vez na luta pelo título.
O quadro acima comprara a classificação atual da Série A do Brasileirão com a pontuação das equipes em edições anteriores dos pontos corridos com 20 clubes. Chamam atenção a disparidade do G-6 e a alta pontuação das equipes que brigam pela permanência.
G-6 consolidado mas com brigas internas
Seis equipes estão consolidadas no G-6, ainda mais considerando que o Fluminense, atual sétimo colocado, não ameaça as vagas na Libertadores por já ter garantido sua participação na competição continental em 2024.
Na prática, a briga é pra se distanciar do Athletico Paranaense, que chegou ao sexto jogo sem vencer após empatar em casa diante do Vasco. A diferença do Furacão para o Bragantino, atual sexto colocado, é de 7 pontos, algo muito difícil de ser tirado faltando apenas 3 rodadas.
O que esquenta a parte de cima da tabela são as brigas entre as equipes que ocupam as seis primeiras posições. O G-4 ganhou novo integrante após a vitória do Atlético Mineiro diante do Grêmio. O Galo não figurava entre os quatro primeiros desde a décima rodada.
Um pouco mais acima, a luta pelo título é que pega fogo. O Palmeiras perdeu a chance de se distanciar ao ficar no empate diante do Fortaleza. Idem para o Botafogo, este em viés de baixa, que chegou a oito jogos sem vencer.
Bom para o Flamengo, que alcançou a vice-liderança ao derrotar o América, sua melhor colocação neste segundo turno. A equipe da Gávea venceu quatro dos últimos cinco jogos e está completamente inserida na briga pelo título.
Com 63 pontos, o Palmeiras é um dos líderes com menor pontuação da história do Brasileirão de pontos corridos, e é isso que faz com que muitas equipes ainda sonhem com o título, ainda mais num campeonato que tem o melhor quinto colocado da história.
Menores pontuações de líderes do Brasileirão na 35ª rodada:
- São Paulo de 2009: 62 pontos / terminou em 3°
- Corinthians de 2010: 63 pontos / terminou em 3°
- Palmeiras de 2023: 63 pontos / em disputa
Nunca uma equipe que esteve na liderança com 63 pontos ou menos se sagrou campeã. O São Paulo de 2009 perdeu título para o Flamengo, enquanto que em 2010 a taça do Brasileirão acabou ficando com o Fluminense.
Alta pontuação na parte de baixo
Na luta contra o rebaixamento, as vitórias do Bahia contra o Corinthians e do Cruzeiro diante do Goiás deixaram muitos clubes preocupados. É possível afirmar que do São Paulo pra baixo, todo mundo ainda teme o Z-4.
Com 41 pontos, o Bahia tem a pontuação mais elevada já registrada por um 17° colocado em uma 35ª rodada, empatado com o Goiás de 2007 e com o Coritiba de 2013. Curiosamente, nem Goiás nem Coritiba caíram.
Em 2007, 45 pontos foram necessários para salvar a equipe esmeraldina. Naquele ano, o Coritiba acabou caindo com 44. No Brasileirão de 2013, a situação foi mais complexa por conta dos pontos perdidos por Portuguesa e Flamengo no STJD. Não fosse por isso, o Fluminense teria caído com 46 pontos.
O mesmo acontece com as equipes imediatamente acima do Z-4. Tanto o Santos, com 43 pontos, quanto o Vasco, com 42, registram as maiores pontuações de suas respectivas posições. Pra completar, ambos não perdem há seis rodadas.