
Flamengo e América-MG empataram em 1x1 pela 16ª rodada do Brasileirão 2023 (Foto: Gilvan de Souza / CRF)
Resultado alcançado nos acréscimos mantém tabu de invencibilidade do rubro-negro carioca sobre o time mineiro, mas não contribui na briga pela liderança
Uma quase-zebra, salva de se concretizar nos minutos finais dos acréscimos. Assim foi a partida deste sábado (22), às 16h, entre o vice-líder Flamengo e o lanterna América-MG, que terminou com o placar de 1×1. O jogo foi válido pela 16ª rodada do Brasileirão e aconteceu no Maracanã, sob os olhos atentos de mais de 65 mil espectadores.
Para a partida, o Flamengo contou com o retorno do atacante Bruno Henrique, que havia sofrido uma lesão nos ligamentos do joelho. Por outro lado, as ausências de Erick Pulgar, também por lesão, além de Thiago Maia e Luiz Araújo, suspensos por cartão, obrigaram o técnico Jorge Sampaoli a escalar a 25ª formação diferente desde que chegou ao clube.
A partida também marcou a volta do chamado “Quarteto Mágico” do rubro-negro. O grupo, que não se reunia desde 2022, é formado pelos atacantes Gabi e Bruno Henrique e os meias Arrascaeta e Éverton Ribeiro e esteve junto em 78 partidas, das quais venceu 52. Mas a magia do conjunto desta vez não engrenou.
Apesar de amargar a lanterna do Brasileirão, o Coelho chegou à partida esperançoso e com o moral elevado, em razão da goleada por 5×1 aplicada sobre o chileno Colo-Colo na última terça-feira (18), que garantiu uma vaga ao clube mineiro nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Próximos jogos
O calendário de jogos do Flamengo segue na terça-feira (26) às 21h30, quando enfrentará o Grêmio em Porto Alegre pelas semifinais da Copa do Brasil. O próximo compromisso do rubro-negro carioca no Brasileirão será contra o Atlético-MG, no sábado (29) às 21h, também fora de casa .
Já o América-MG, após a eliminação para o Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil, terá a semana inteira livre antes da partida contra o Palmeiras pelo Brasileirão, que acontece no domingo (30) às 16h na Arena Independência. Na quinta (3), o Coelho encara o Red Bull Bragantino no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Fim de jogo no Maracanã. O Flamengo fica no empate em 1 a 1 com o América-MG, pelo Brasileirão. #CRF
📸 Marcelo Cortes / CRF pic.twitter.com/45N9Y9xwPK
— Flamengo (@Flamengo) July 22, 2023
Resumo: Flamengo 1 x 1 América-MG
Diferente do esperado, a etapa inicial da partida mostrou um equilíbrio de força entre as equipes, com ambos os lados chegando em jogadas perigosas e com chances reais de abrir o placar. Logo aos 2 minutos, após um passe errado do goleiro Mateus Pasinato, o meia Éverton Ribeiro roubou a bola e cruzou para Gerson sozinho cabecear na pequena área, mas acabou acertando em cima do arqueiro, que defendeu em dois tempos.
A melhor chance do Coelho no primeiro tempo foi aos 29 minutos, quando a jogada pelo campo direito ofensivo terminou com uma enfiada de Emmanuel Martínez para o chute de Benítez, travado em cima da hora pelo zagueiro Léo Pereira. Outra chegada importante do América-MG foi com o atacante Pedrinho, aos 45 minutos, que fez jogada próximo à linha de fundo pelo lado esquerdo e finalizou sem ângulo na entrada da pequena área.
O resultado inicial foi coerente com o futebol apresentado pelas equipes, que criaram oportunidades pontuais, mas tiveram dificuldade para armar jogadas com a bola no chão, privilegiando a bola aérea e os lançamentos em profundidade. O Flamengo esteve em vantagem na primeira metade da etapa inicial, mas nos minutos restantes a situação se inverteu e o América-MG teve o domínio da situação.
Na etapa complementar, que não trouxe alterações para nenhum dos lados, começou com maior pressão do Flamengo, o que também abriu brecha para algumas jogadas de contra-ataque do América-MG. Logo aos 5 minutos do segundo tempo Arrascaeta deu uma enfiada para Gabi na meia-lua da grande área, deixando o atacante de frente para o goleiro em ótimas condições, mas o chute acabou sendo bloqueado por Pasinato.
Erros de passe do time rubro-negro também ajudaram o Coelho a criar oportunidades, como o erro do meia Victor Hugo na saída da intermediária defensiva, aos 17 minutos do segundo tempo, que terminou com a finalização do atacante americano Pedrinho raspando a meta de Matheus Cunha.
Aos 29 minutos da etapa final, o América-MG chegou a ter um gol anulado, com auxílio da arbitragem de vídeo. O atacante Rodrigo Varanda, que substituiu Paulinho Bóia, arrancou pela quina direita da grande área e finalizou quase sem ângulo, colocando no fundo da rede rubro-negra. O jogador, porém, recebeu em posição de impedimento. Dois minutos depois, novamente Varanda ofereceu perigo e deu trabalho a Matheus Cunha, numa jogada de velocidade pela esquerda, que terminou raspando a trave direita.
E para sacramentar sua boa performance na partida, Varanda também participou da jogada do gol do América-MG. Com a abertura para Juninho na esquerda, a bola foi cruzada, o zagueiro Ayrton Lucas tirou de cabeça e a sobra ficou para Felipe Azevedo finalizar, livre de marcação. Quando a zebra já parecia concretizada, aos 49 minutos, na cobrança de falta de Arrascaeta, Victor Hugo alcançou a bola e empurrou para o ângulo esquerdo de Pasinato, sem dar chances ao arqueiro americano e deixando tudo igual no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1
Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabi. Técnico: Jorge Sampaoli.
AMÉRICA-MG 1
Mateus Pasinato; Daniel Borges, Iago Maidana, Éder e Nicolas; Alê, Martinez e Benitez; Pedrinho, Paulinho Bóia e Mastriani. Técnico: Wagner Mancini.
Local: Maracanã
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
Quatro Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Gols: América-MG: Felipe Azevedo (39’/2°T). Flamengo: Victor Hugo (50’/2°T).
Cartões amarelos: América-MG: Daniel Borges (19’/1ºT), Paulinho Bóia (51’/1ºT), Benítez (9’/2ºT) e Iago Maidana (12’/2°T). Flamengo: Arrascaeta (39’/1ºT) e Ayrton Lucas (42’/1ºT).
Público: 65.402 presentes (60.236 pagantes)
Renda: R$ 3.964.942,50