
Foto: José Tramontin/athletico.com.br
Com vitória, Furacão garantiu a quinta colocação na tabela e quebrou tabu de invencibilidade sobre o Vasco no São Januário
Uma rodada perfeita para o Furacão. Em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão, o Athletico-PR venceu por 2×0 o Vasco neste domingo (23), em pleno São Januário. A equipe curitibana, que chegou a 26 pontos, subiu três posições na tabela de classificação e vai começar a semana na 5ª posição do campeonato. A manutenção da colocação depende ainda do Fluminense, concorrente direto, que encara o Coritiba nesta segunda-feira (24), às 19h, no Couto Pereira. Por outro lado, o Vasco vai amargar a ponta inferior da tabela, com apenas 9 pontos conquistados.
A partida marcou a estreia do técnico argentino Ramón Díaz no Vasco da Gama, vindo do futebol árabe. Além da difícil situação enfrentada pelo clube no Brasileirão, o treinador precisou lidar com alguns desfalques para a partida. Além do atacante Pedro Raul, que fazia parte do time titular, mas foi vendido ao clube mexicano Toluca, também não puderam entrar em campo o zagueiro Manuel Capasso, que cumpriu suspensão por cartão, o volante De Lucca e o meia Cauan Barros, ambos com lesões no joelho. Pelo Furacão, o treinador interino Wesley Carvalho não pôde contar com o zagueiro e capitão da equipe Thiago Heleno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além de Pedro Henrique, Fernando, Alex Santana e Rômulo, que se recuperam de lesão.
Assim como na Vila Belmiro, a partida no São Januário aconteceu com portões fechados e sem a presença de público. O clube cumpre uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, ocasionada por uma confusão no último dia 22 de junho, em partida contra o Goiás, quando torcedores arremessaram sinalizadores e outros objetos em campo. Como pena, o Vasco recebeu uma multa de R$ 60 mil e ainda quatro jogos de portões fechados.
Próximos jogos
O Vasco segue apenas com a Série A no seu calendário de jogos. No sábado (29), às 18h30, o clube cruzmaltino vai até a Neo Química Arena, em São Paulo, para encarar o Corinthians. No domingo (6), às 16h, recebe em casa o Grêmio.Enquanto isso, o Athletico-PR enfrenta o Cruzeiro com apoio de sua torcida na Arena da Baixada, no próximo sábado (29), às 18h30. Na terça (1º), às 21h, a delegação atleticana viaja para a capital boliviana La Paz, para encarar o Bolívar no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores da América.
Resumo: Vasco 0 x 2 Athletico-PR
Precisando conquistar o resultado para fugir da lanterna do Brasileirão, o Vasco iniciou a partida impondo mais pressão na marcação e buscando mais oportunidades de ataque. Antes mesmo do primeiro minuto, uma jogada ofensiva do atacante cruzmaltino Figueiredo foi interrompida por impedimento.
Por outro lado, o Athletico-PR passou a criar nas brechas deixadas pelo clube carioca. Aos 9 minutos, após uma falta sofrida pelo atacante rubro-negro Vitor Roque em cima da linha da grande área, Esquivel fez a cobrança, que passou ao lado direito da trave de Léo Jardim.
A partida se desenvolveu em equilíbrio ao longo de toda a primeira etapa, com o Vasco mantendo mais posse de bola, mas o Athletico-PR liderando no número de finalizações. Aos 21 minutos, o Vasco teve uma boa oportunidade com uma jogada entre Gabriel Pec e Figueiredo na entrada da grande área, mas a bola foi mal dominada e acabou sobrando para o arqueiro rubro-negro.
Aos 38 minutos o volante Zé Gabriel arriscou próximo à ponta esquerda da grande área, mas a bola resvalou no zagueiro atleticano Kaíque Rocha e saiu por cima da meta. A última chegada foi do Athletico-PR, com a cobrança de escanteio de Khellven, que encontrou Erick na primeira trave, mas o volante cabeceou mal.
Na etapa complementar, o Vasco cresceu na partida e passou a apresentar mais perigo, enquanto o Furacão se mantinha retrancado e segurando a bola. Ao mesmo tempo, o Athletico-PR também soube aproveitar as brechas deixadas pela postura ofensiva do Gigante da Colina.
Logo aos 3 minutos, numa sobra de bola alta na entrada da grande área vascaína, Erick finalizou com perigo no canto esquerdo da meta de Léo Jardim. Aos 17 minutos foi a vez do Vasco chegar assustando Léo Jardim, quando Gabriel Pec recebeu na linha direita da grande área, fez a finta e chutou de canhota, passando próximo à trave direita.
Mas quem abriu o placar foi o Furacão, numa jogada de contra-ataque que sobrou para Christian próximo à marca do pênalti. O meia finalizou com categoria no canto esquerdo do arqueiro vascaíno, sem chances de defesa. Durante o chute, o jogador acabou se lesionando e precisou ser substituído pelo atacante Pablo.
Aos 30 minutos, o centroavante Vitor Roque, que fez a assistência no primeiro gol, foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Zé Vitor. A cobrança de Vitor Bueno, no canto esquerdo, decretou o placar final da partida.
O Vasco ainda chegou em outras duas oportunidades. Aos 38, Puma Rodríguez pegou uma bola rebatida na defesa rubro-negro e obrigou Bento a realizar uma grande defesa. E aos 49, em uma bonita jogada do meia Carabajal, que entrou driblando da direita para o centro do campo ofensivo, enfiou para Gabriel Pec dentro da grande área, que finalizou para a defesa de Bento.
O Athletico-PR se aproximou do terceiro gol aos 42 minutos da etapa final, quando Vitor Bueno cobrou uma falta que encontrou a cabeça de Kaíque Rocha na marca do pênalti, mas a bola passou raspando a trave direita.
FICHA TÉCNICA
VASCO 0
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda, Zé Vitor e Lucas Piton; Medel, Zé Gabriel (Marlon Gomes), Medel e Jair (Carabajal); Orellano (Rayan), Gabriel Pec e Figueiredo (Serginho). Técnico: Ramón Díaz.
ATHLETICO-PR 2
Bento; Khellven (Madson), Zé Ivaldo, Kaíque Rocha e Esquivel; Fernandinho, Erick, Vidal (Vitor Bueno) e Christian (Pablo); Canobbio (Cuello) e Vitor Roque (Hugo Moura). Técnico: Wesley Carvalho (interino).
Local: Estádio São Januário
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva – FIFA/MG
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Celso Luiz da Silva (SP)
Quarto Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols: Athletico-PR: Christian (25’/2ºT) e Vitor Bueno (34’/2ºT).
Cartões amarelos: Vasco: Jair e Zé Vitor; Athletico-PR: Khellven, Esquivel e Fernandinho.
Cartões vermelhos: Athletico-PR: Zé Ivaldo.