
Costa do Marfim arrancou empate com o Senegal e venceu nos pênaltis Foto: X/Reprodução
Senegal saiu na frente na primeira etapa, mas confronto seguiu franco e aberto; no complemento, Costa do Marfim arrancou empate e levou decisão para os pênaltis
A Costa do Marfim venceu nos pênaltis por 5 x 4 o Senegal, após um empate em 1 x 1 no tempo regulamentar e na prorrogação. O duelo ocorreu nesta segunda-feira (29), no Estádio Charles Konan Banny, em partida válida pelas oitavas de final da Copa Africana de Nações 2024. Com o resultado, a equipe marfinense garantiu a vaga nas quartas de final da competição, enquanto os senegaleses estão eliminados do torneio.
Confronto truncado no primeiro tempo
A partida começou com os visitantes senegaleses exercendo forte pressão, mais organizados em campo e com o domínio da posse de bola. A postura rendeu a abertura do placar logo aos 3 minutos, após a jogada de Mané pela esquerda, que cruzou para Habib Diallo; o atacante dominou no peito, e mandou um foguete de canhota no ângulo direito da meta de Yahia Fofana.
Porém, a vantagem fez a equipe visitante reduzir o ritmo, deixando o jogo mais truncado e sem grandes oportunidades ofensivas para ambos os lados. As poucas exceções vieram aos 39 minutos, com a finalização de Seko Fofana para a defesa de Édouard Mendy, e aos 46 minutos, no chute de Pape Sarr que acabou saindo pela linha de fundo.
Leia também: Nigéria e Angola são os primeiros classificados para as quartas da Copa Africana
Duelo seguiu aberto no complemento
Na volta para a etapa complementar, o jogo seguiu aberto, sem nenhuma equipe com uma superioridade clara dentro de campo, e passou a ficar mais movimentado. A chance de ampliação dos senegaleses veio logo no primeiro minuto, na finalização de Ismaïla Sarr que esbarrou na defesa adversária.
Por sua vez, a equipe marfinesa se aproximou do empate aos 27 minutos, com o volante Kessié, e aos 31 minutos, com o atacante Pépé. Mas o gol que levaria a decisão para a prorrogação só chegaria aos 40 minutos, após o pênalti sofrido por Pépé.
Em um primeiro momento, o árbitro mandou o jogo seguir, mas a revisão pelo VAR indicou a penalidade. Na cobrança, Kessié bateu com firmeza no canto esquerdo para deixar tudo igual no marcador.
⌚ FULL-TIME!
Cote d’Ivoire are through after an intense penalty shootouts! 🇨🇮#SENCIV | #TotalEnergiesAFCON2023 pic.twitter.com/kBtagLEzWX
— CAF (@CAF_Online) January 29, 2024
Vaga decidida nos pênaltis
As duas etapas do tempo complementar tiveram um cenário semelhante, mas com o cansaço evidente dos atletas influenciando a quantidade de erros em passes e finalizações a gol. Sem nenhuma equipe conseguindo balançar as redes, a vaga para as quartas de final caminhou para a decisão nos pênaltis.
As cobranças para o Senegal foram convertidas por Koulibaly, Pape Sarr, Bamba Dieng e Mané, mas Niakhaté acabou desperdiçando. Já para a Costa do Marfim, converteram Pépé, Kouamé, Haller, Aurier e Kessié.
FICHA TÉCNICA
SENEGAL 1 (4)
Édouard Mendy; Koulibaly, Niakhaté e Abdou Diallo (Bamba Dieng); Diatta, Camara (Idrissa Gueye), Pape Sarr e Jakobs; Ismaïla Sarr (Iliman Ndiaye), Habib Diallo (Nicollas Jackson) e Mané. Técnico: Aliou Cissé.
COSTA DO MARFIM 1 (5)
Yahia Fofana; Aurier, Kossounou (Singo), Ndicka e Konan; Seri, Ibrahim Sangaré (Kessié) e Seko Fofana (Kouamé); Diakité (Pépé), Krasso (Haller) e Gradel (Adingra). Técnico: Jean-Louis Gasset.
Local: Estádio Charles Konan Banny
Árbitro: Pierre Ghislain Atcho
Quarto Árbitro: Bouchra Karboubi
Gols: Senegal: Habib Diallo (4’/1ºT). Costa do Marfim: Kessié (41’/2ºT).
Cartões amarelos: Senegal: Mané, Habib Diallo, Camara, Aliou Cissé e Édouard Mendy. Costa do Marfim: Kouamé, Seri e Aurier.