Champions League

Atlético vence o Borussia e garante vantagem para jogo de volta nas quartas da Champions

Início arrasador do Atlético de Madrid garantiu boa vantagem ainda na etapa inicial; no complemento, ritmo ficou mais lento e Borussia Dortmund pressionou

Atlético de Madrid venceu o Borussia Dortmund pela Liga dos Campeões (Foto: Reprodução)

Atlético de Madrid venceu o Borussia Dortmund pela Liga dos Campeões (Foto: Reprodução)

Início arrasador do Atlético de Madrid garantiu boa vantagem ainda na etapa inicial; no complemento, ritmo ficou mais lento e Borussia Dortmund pressionou

O Atlético de Madrid venceu por 2 x 1 o Borussia Dortmund, nesta quarta-feira (10), no Estádio Metropolitano de Madrid, em partida válida pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA 2023-24. Com o resultado, os rojiblancos espanhóis garantiram a vantagem do empate para ter o avanço garantido, enquanto os aurinegros alemães terão a torcida a seu favor para reverter o cenário.

Domínio colchonero na etapa inicial

O confronto foi dominado com muita tranquilidade pelos donos da casa no primeiro tempo. Por sua vez, a equipe alemã saiu em vantagem apenas na posse de bola, mas não conseguiu criar ou avançar ofensivamente.

A abertura do placar veio logo aos 4 minutos, após uma falha do goleiro Kobel, que mandou uma bola na fogueira para Maatsen. Bem colocado, De Paul conseguiu roubar a bola e tocou com categoria na saída do arqueiro adversário.

Os donos da casa seguiram pressionando em busca de ampliar a vantagem. Aos 12 minutos, o brasileiro Samuel Lino aproveitou a bola alçada na grande área e mandou uma bicicleta, mas acabou esbarrando na defesa de Kobel.

Aos 32 minutos, finalmente foi a vez de Samuel Lino balançar as redes, depois de receber o passe de Griezmann dentro da área, ajeitar e finalizar no cantinho, sem chances de defesa para ampliar o marcador.

Atlético caiu de ritmo e Borussia aproveitou

Na volta para a etapa complementar, o confronto ficou mais cadenciado pelo lado dos anfitriões, enquanto os visitantes passaram a criar mais oportunidades em busca de arrancar ao menos um empate.

O gol dos visitantes veio aos 36 minutos, dos pés de Haller, que aproveitou o passe de Brandt e o erro no domínio da defesa adversária, girou e bateu com força para estufar as redes e diminuir a diferença, colocando a equipe alemã de volta no jogo.

Pouco depois, aos 42 minutos, o Borussia ainda mandou uma bola no travessão com Bynoe-Gittens, que avançou pela direita e mandou colocado, contando com um desvio em Azpilicueta. Aos 50 minutos, Brandt também acertou um cabeceio que foi direto no poste. Apesar da pressão, o placar seguiu sem alterações até o apito final.

Próximos jogos

O Atlético de Madrid vai receber em casa o Girona no próximo sábado (13), às 9h (horário de Brasília), pelo Campeonato Espanhol. Em seguida, enfrenta fora de casa o Borussia Dortmund na terça-feira (16), às 16h (horário de Brasília), pela Liga dos Campeões da UEFA.

Já o Borussia Dortmund vai encarar fora de casa o Mönchengladbach no próximo sábado (13), às 10h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Alemão. Na sequência, recebe em casa o Atlético de Madrid na terça-feira (16), às 16h (horário de Brasília), pela Liga dos Campeões da UEFA.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO DE MADRID 2
Oblak; Giménez, Witsel (Savic) e Azpilicueta; Samuel Lino (Riquelme), Molina (Níguez), Koke, De Paul (Ángel Correa) e Llorente; Griezmann e Morata (Barrios). Técnico: Diego Simeone.

BORUSSIA DORTMUND 1
Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can (Özcan), Sabitzer (Reus), Nmecha (Brandt), Sancho, Adeyemi (Bynoe-Gittens); Füllkrug (Haller). Técnico: Edin Terzic.

Local: Estádio Metropolitano de Madrid
Árbitro: Marco Guida
Assistentes: Ciro Carbone e Giorgio Peretti
Quarto Árbitro: Fabio Maresca
VAR: Paolo Valeri
Gols: Atlético de Madrid: De Paul (4’/1ºT) e Samuel Lino (32’/1ºT). Borussia Dortmund: Haller (36’/2ºT).
Cartões amarelos: Atlético de Madrid: Samuel Lino, Llorente e Giménez. Borussia Dortmund: Emre Can e Maatsen.

COMPARTILHE

Bombando em Champions League

1

Champions League

Goleiro brasileiro Kauã Santos assume titularidade no Eintracht Frankfurt

2

Champions League

Marquinhos iguala Thiago Silva em ranking do PSG após vitória na Champions League

3

Champions League

Brasileiros nas semifinais da Champions League 2025

4

Champions League

Raphinha pode alcançar marca inédita entre brasileiros na Champions League desde Neymar

5

Champions League

Lamine Yamal Aposta no Barcelona como Favorito na Champions League Após Eliminação do Liverpool