
Reunião do Conselho Técnico do Brasileirão de 2023 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Número de estrangeiros permitidos no Brasileirão subiu de sete para nove; clubes com gramado sintético também que conceder treino de reconhecimento ao adversário
O Conselho Técnico da elite do Brasileirão 2024 se reuniu, nesta terça-feira (5), para discutir uma série de temáticas importantes relacionadas à competição. Entre os assuntos abordados, esteve a delimitação do número de estrangeiros relacionados por partida, que subiu de sete para nove.
O reajuste foi aprovado por unanimidade pelos representantes dos 20 clubes presentes no encontro, que aconteceu de forma virtual. O tema é motivo de grande polêmica nos bastidores do mundo da bola.
CBF divulga tabela do Brasileirão 2024 e nega paralisação durante a Copa América; confirahttps://t.co/vm8AvwmyUN
— Click Esportivo (@click_esportivo) March 1, 2024
A Federação Nacional de Atletas de Futebol Profissional (FENAPAF), que esteve representada na reunião pelo presidente Alfredo Sampaio, se posicionou contrária à ampliação. A entidade entende que a medida desvaloriza o futebol nacional e restringe o espaço para atletas da base.
Outro ponto abordado foram os campos de gramado sintético. De acordo com a decisão final, que contou com posicionamentos divergentes até a chegada a um consenso, os clubes mandantes cujos estádios tenham o material artificial, terão que conceder um treino de reconhecimento ao adversário na véspera da partida, caso solicitado.
Leia também: CBF convida 20 capitães de clubes da Série A para reunião sobre o Brasileirão
Realizado pela primeira vez em formato virtual, o Conselho Técnico do Brasileirão reuniu representantes das federações locais, dirigentes dos clubes e, também de forma inédita, capitães das equipes que vão disputar o campeonato.