Esporte

Letônia proíbe suas seleções de enfrentar Rússia e Belarus

Veto vale para todos os esportes O Parlamento da Letônia aprovou, nesta quinta-feira (1º), uma emenda que proíbe as suas […]

Porta-bandeiras da Letônia na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Foto: LOK/Edijs Pālens/LETA

Veto vale para todos os esportes

O Parlamento da Letônia aprovou, nesta quinta-feira (1º), uma emenda que proíbe as suas seleções nacionais de enfrentarem as da Rússia e de Belarus, mesmo que disputem sob bandeira neutra, em sinal de solidariedade com a Ucrânia.A nova lei significaria, por exemplo, que as equipes representativas do país báltico não poderiam enfrentar rivais russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris.

O veto da Letônia

Vários atletas letões já manifestaram o seu apoio ao boicote aos Jogos se os atletas russos e bielorrussos forem autorizados a participar. É o caso, por exemplo, do time de basquete 3×3.

A Letônia, uma ex-república soviética e membro da União Europeia e da Otan, tem sido um apoiador incondicional de Kiev desde que a Ucrânia sofreu um ataque do Exército russo, uma operação apoiada por Belarus.

A regra também proíbe os organizadores de eventos esportivos letões de convidarem atletas russos e bielorrussos. A norma foi aprovada por 74 votos a favor e apenas 11 contra.

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

Descubra Tudo Sobre a Série Marvel Ironheart: Enredo, Elenco e Expectativas

2

Bombando

Prime Day | Quebra-cabeças de Neymar e Mbappé têm descontos de até 40%

3

Bombando

Zé Roberto lamenta eliminação do Brasil na VNL: “Sensação ruim”

4

Bombando

De volta ao Atlético, Bernard conhece número que usará a partir de julho; confira

5

Bombando

Alemanha vence a Hungria e se aproxima das oitavas da Eurocopa