
Projeto 'Basquete Sem Fronteiras' é uma iniciativa da NBA com a FIBA (Foto: Divulgação)
Iniciativa já levou 116 atletas para a NBA e WNBA
O projeto Basquete Sem Fronteiras, realizado por meio de uma parceria entre a NBA e a Federação Internacional de Basquete (FIBA), vai retornar ao Brasil após um hiato de 13 anos. O anúncio foi feito pelas entidades nesta quinta-feira (11). A 13ª edição do evento vai ocorrer no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo, entre os dias 17 e 20 de maio.
O evento vai reunir os 60 melhores jogadores masculinos e femininos de Canadá, Caribe e América Latina para participarem de testes que avaliam a capacidade física, eficiência do movimento, desenvolvimento de habilidades e arremessos. Os participantes ainda vão participar de jogos 5×5, além de seminários e orientações direcionadas de atletas lendários do basquete mundial.
O Basquete Sem Fronteiras, Camp Sub-18 da FIBA e N.BA para os melhores jovens da América Latina, Canadá e Caribe desembarca no Brasil entre os dias 17 a 20 de maio!
🏀O evento volta ao país após 13 anos e acontece no Clube Altos do Pinheiros!
📡O BWB Américas 2024 reunirá 60… pic.twitter.com/wypw2qBeV0
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) April 11, 2024
“É ótimo ver que esta colaboração entre FIBA e NBA continua a fornecer uma plataforma para apresentar os melhores jovens talentos na região das Américas, com esta edição marcada para acontecer no Brasil”, declarou Carlos Alves, diretor executivo da FIBA para as Américas.
O vice-presidente sênior e diretor administrativo da NBA na América Latina, Arnon de Mello, também ressaltou a importância do retorno ao país. “Estamos muito entusiasmados em trazer o ‘Basquete Sem Fronteiras’ de volta ao Brasil em um momento em que o impulso do basquete no país está em alta”, afirmou.
O projeto Basquete Sem Fronteiras, criado em 2001, atua a nível global e já atingiu mais de 4,3 mil participantes de 140 países ao redor do mundo. Ao todo, 116 ex-participantes passaram a integrar equipes da NBA e da divisão feminina WNBA.