
Volante palestrino Richard Ríos marcou o primeiro gol da partida (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Verdão agora ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação, com a mesma pontuação do vice-líder Flamengo
O Palmeiras cumpriu (e muito bem) o seu dever de casa neste sábado (22). Jogando no Allianz Parque para um público de quase 40 mil torcedores, o clube paulista derrotou por 3×1 o Fortaleza e se consolidou na disputa pelo título do Brasileirão 2023. O placar também deu fim ao incômodo jejum de cinco jogos sem vitória do time alviverde.
Com o resultado, os palestrinos subiram três posições e agora ocupam o terceiro lugar na classificação do Brasileirão 2023, chegando a 28 pontos, mesmo número do vice-líder Flamengo. O Palmeiras também abriu dois pontos de vantagem para o Grêmio, quarto colocado, que possui dois jogos a menos. Já o Fortaleza, com a segunda derrota seguida, permanece na 9ª posição na tabela.
Antes do início da partida, torcedores chegaram a protestar contra a diretoria do clube, com críticas direcionadas à presidente Leila Pereira e ao dirigente Anderson Barros. O grupo utilizou faixas e carro de som para cobrar a contratação de novos reforços.
Próximos jogos
O Verdão viaja até Belo Horizonte para encarar, no próximo domingo (30) às 16h, o América-MG. Na sequência, ainda em solo mineiro, o clube palestrino encara o Atlético-MG no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores.
Já o Fortaleza receberá em casa o Red Bull Bragantino no sábado (29), às 18h30, na Arena Castelão, em jogo válido pelo Brasileirão. Na terça-feira (1), às 19h, o Leão cearense viaja ao Paraguai para enfrentar o Libertad, no primeiro jogo das oitavas da Copa Sul-Americana.
NOITE ALVIVERDE E TRÊS PONTOS EM CASA! 💚🤍
🏆 Palmeiras 3×1 Fortaleza
⚽ Richard Ríos, Raphael Veiga e Breno Lopes#AvantiPalestra #PALxFOR#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/a5btTYzv4H— SE Palmeiras (@Palmeiras) July 22, 2023
Resumo: Palmeiras 3 x 1 Fortaleza
A partida iniciou com pressão dos dois lados. A primeira chegada perigosa foi do Fortaleza, aos 3 minutos de jogo. Um passe mal feito na entrada da grande área do Palmeiras deixou a sobra para Pochettino arriscar de longe, obrigando o goleiro Weverton a fazer uma boa defesa no canto esquerdo de sua meta. Aos 7 minutos foi a vez da chegada do Verdão. Em escanteio cobrado por Raphael Veiga, a zaga leonina afastou a bola para a meia-lua da grande área, que caiu nos pés do volante Richard Ríos. O jogador acertou um disparo certeiro e abriu o placar para o Porco.
A partida seguiu movimentada, com oportunidades sendo criadas de ambas as partes, mas o Palmeiras ligeiramente superior e mantendo o domínio do jogo. Aos 13 minutos, uma cobrança de falta de Marinho pelo Leão chegou a assustar a torcida alviverde. No minuto seguinte, Richard Ríos também levou perigo ao Fortaleza com um chute da entrada da grande área. Aos 17, novamente Ríos chegou perto de ampliar o placar em um cabeceio que cobriu por muito pouco a meta de João Ricardo.
Ainda na primeira etapa, o Fortaleza teve um gol anulado. Aos 32 minutos, o atacante Lucero dominou um passe alto na entrada da grande área, abriu para o lado esquerdo e acertou um golaço. Mas a arbitragem, com auxílio do vídeo, assinalou toque de braço na jogada. O empate viria aos 44, novamente com o centroavante Lucero. O empate viria aos 44, novamente com o centroavante Lucero. Numa jogada na entrada da grande área, o lateral palestrino Marcos Rocha acabou tocando a mão na bola e foi marcado o pênalti. Lucero foi para a cobrança e deixou tudo igual na ida para o intervalo.
A etapa complementar sofreu uma queda de ritmo logo no início, com muitas faltas e poucas chances criadas, mas o Palmeiras seguiu mantendo o controle do jogo. Aos 11 minutos do segundo tempo, duas jogadas aéreas em sequência chegaram a levar perigo à meta do Fortaleza. Aos 21, foi a vez da chegada do Fortaleza, mais uma vez com participação de Lucero. O craque argentino enfiou a bola para Yago Pikachu na entrada da grande área, que tabelou com Marinho e a finalização acabou nas mãos de Weverton.
O placar só foi ampliado aos 30 minutos da etapa final, quando Luis Guilherme puxou a jogada pelo lado direito, tocou para Mayke e em seguida a bola chegou aos pés de Raphael Veiga. O meia fez o giro e seguiu até a meia-lua da grande área, para então finalizar com maestria no canto inferior direito da meta. Aos 39, uma cobrança de falta de Piquerez quase amplia o placar, mas a bola passou por cima do gol.
Breno Lopes, que entrou no lugar do meia Artur, também tentou deixar sua marca. Aos 41 minutos, em jogada de velocidade pela esquerda do campo ofensivo, Lopes chutou com força e obrigou João Ricardo a fazer uma grande defesa. Já nos acréscimos, a estrela do atacante enfim brilhou. Aos 50 minutos, após chute longo do goleiro Weverton, Rony recebeu de cabeça pelo lado direito, tocou para Luis Guilherme, que cruzou rasteiro para Breno Lopes, sem marcação, fechar a conta da noite.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Luis Guilherme) e Raphael Veiga (Jailson); Artur (Breno Lopes), Jhon Jhon (Gabriel Menino) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
FORTALEZA 1
João Ricardo; Brítez, Benevenuto, Titi (Romarinho) e Bruno Pacheco; Zé Welison, Lucas Sasha e Pochettino (Calebe); Yago Pikachu (Lucas Crispim), Marinho (Guilherme) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Allianz Parque
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Maurício Coelho Silva Penna (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Quarto Árbitro: Ilbert Estevam da Silva
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG-Fifa)
Gols: Palmeiras: Richard Rios (7’/1ºT), Raphael Veiga (31’/2ºT) e Breno Lopes (50’/2ºT); Fortaleza: Lucero (44’/1ºT).
Cartões amarelos: Palmeiras: Piquerez, Zé Rafael e Weverton; Fortaleza: Benevenuto, Titi, Juan Pablo Vojvoda, Lucas Sasha, Zé Welison, Brítez e Silvio Romero.
Público: 39.699 pagantes
Renda: R$ 2.709.060,62