
Divulgação/Team Chile
Santiago, capital do Chile, foi sede do Pan-Americano em 2023
Depois do sucesso dos Jogos Pan-Americanos de 2023, o Governo do Chile oficializou a entrada na disputa para sediar a edição de 2036 dos Jogos Olímpicos. Caso a proposta avance e Santiago receba a disputa do megaevento, será apenas a 2ª vez que a Olimpíada vem para a América do Sul, 20 anos depois da disputa no Rio de Janeiro.
A proposta de Santiago foi confirmada neste sábado (1º), pelo Ministério dos Esportes do Chile, com aval do presidente Gabriel Boric. A possibilidade de uma candidatura chilena já vinha sendo alimentada desde o Pan e chegou a ser endossada pelo próprio presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, que elogiou a estrutura do país e da cidade durante o evento continental. Além do Pan-Americano, o Chile também já recebeu a Copa do Mundo, em 1962.
Antes das disputas de 2036, já estão definidas as sedes das edições 2024 (Paris, França), 2028 (Los Angeles, Estados Unidos) e 2032 (Melbourne, Austrália). Além dos sul-americanos, a disputa por 2036 já tem outras três propostas confirmadas: Nusantara (Indonésia), Istanbul (Turquia) e Ahmedabad (Índia). Também há especulações em torno de candidaturas de Egite, Coreia do Sul, China, Catar, Arábia Saudita, Hungria, Itália, Alemanha, Dinamarca e Canadá.
???????????? ¡EL SUEÑO MÁS GRANDE DE TODOS! ????????????
???? Esta mañana, el Presidente de la República, @GabrielBoric, anunció que el Comité Olímpico de Chile cuenta con el aval del Estado para comenzar el proceso de postulación para que Santiago sea sede de los Juegos Olímpicos 2036 ????.… pic.twitter.com/IPorlZx7Ci
