Fórmula 1

Felipe Massa processa FIA e Fórmula 1 por campeonato de 2008

Brasileiro foi vice-campeão em temporada polêmica A novela acerca da temporada 2008 da  Fórmula 1 ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira […]

Piloto Felipe Massa com uniformes da Ferrari na Fórmula 1

Divulgação/Scuderia Ferrari

Brasileiro foi vice-campeão em temporada polêmica

A novela acerca da temporada 2008 da  Fórmula 1 ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (11). O brasileiro Felipe Massa, que pleiteia uma divisão de título por aquele campeonato, processou a categoria, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone.

A defesa do brasileiro protocolou a ação na Superior Corte de Justiça de Londres, com duas ações, uma contra a Formula One Management (FOM, grupo que gere a Fórmula 1) e a FIA e outra contra o empresário. Massa tinha enviado uma carta sobre o caso em agosto passado, mas como não obteve resposta, optou por levar o caso à Justiça.

Segundo o jornalista Lauro Jadim, do O Globo, Massa estaria exigindo, nas ações, uma indenização entre 64 e 150 milhões de libras (de R$ 410 a R$ 960 milhões). Além disso, ele também quer que a FIA reconheça que errou ao não investigar a batida de Nelson Piquet Jr. no GP de Singapura daquele ano.

Ao portal ge, Massa comentou sobre a ida do caso à Justiça. “Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção desta injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”.

Massa, o GP de Singapura e a temporada 2008

Naquela oportunidade, Nelsinho, então piloto da Renault, bateu propositalmente durante o GP, no que beneficiou o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Na mesma prova, Felipe Massa sofreu um problema no pitstop e não pontuou. No fim, isso custou o título ao brasileiro, que ficou com o vice por apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton.

O caso veio à tona em 2009, mas, no ano passado, Ecclestone afirmou que a F1 e a FIA souberam que o acidente foi manipulado ainda naquela temporada. Pelos regulamentos da época, o resultado só poderia ser questionado até a cerimônia de premiação da FIA. Se o caso tivesse sido deliberado a tempo, a corrida poderia ser cancelada, o que daria o título ao brasileiro. Desde a revelação de 2023, Massa vem brigando pela revisão do caso.

COMPARTILHE

Bombando em Fórmula 1

1

Fórmula 1

Sainz afirma que pode competir com qualquer piloto na Fórmula 1

2

Fórmula 1

Patrese defende Verstappen ao lado de Russell na Mercedes

3

Fórmula 1

Por que a pintura do carro da Cadillac na F1 precisa simbolizar algo para a equipe

4

Fórmula 1

Christian Horner deixa chefia da Red Bull após 20 anos

5

Fórmula 1

Drugovich pensa em Le Mans para manter equilíbrio mental na F1