CBF

Eliminatórias da Copa do Mundo: histórico, atualidade e futuro da competição

Eliminatórias da Copa do Mundo coloca as seleções em busca da classificação. Conheça e veja as expectativas para a edição atual. Entenda!

Taça da copa do mundo

Foto: Yuki Iwamura / AFP

As Eliminatórias da Copa do Mundo são a fase prévia ao torneio principal, onde seleções de todo o mundo competem por vagas no evento mais prestigiado do futebol. Saiba mais!

As Eliminatórias da Copa do Mundo são um capítulo emocionante e crucial na jornada que antecede o maior evento de futebol do planeta.

Desde a sua estreia em 1934, a competição tem evoluído, chegando ao formato atual de dois anos de duração em 2003, para a Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha.

Neste texto, vamos conhecer um pouco da história do torneio qualificatório e saber como será a disputa para participar da Copa do Mundo de 2026. 

Origem das Eliminatórias 

Após a realização da primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai, na qual 13 seleções foram convidadas a participar, foi estabelecido um formato qualificatório para a edição de 1934.

Com 16 participantes, a Europa teve direito a 12 vagas. Ao todo, 21 seleções do continente se dividiram em oito grupos determinados por critérios geográficos.

Na América do Sul, Brasil e Argentina se classificaram automaticamente devido às desistências de Peru e Chile.

Outras regiões, como América do Norte, América Central e Oriente Médio, obtiveram duas vagas cada na fase final.

Formato atual

Após muitas mudanças ao longo dos anos, o formato atual das Eliminatórias da Copa do Mundo foi disputado pela primeira vez em 2003.

Divididas por confederações, equipes de todo o planeta disputam vagas determinadas para representar seus continentes na competição.

Atualmente, existem seis confederações: Ásia (AFC), África (CAF), América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), América do Sul (CONMEBOL), Oceania (OFC) e Europa (UEFA). 

Estatísticas históricas das Eliminatórias

Ao explorarmos as estatísticas históricas das Eliminatórias da Copa do Mundo, mergulhamos em façanhas, rivalidades intensas e momentos que definiram gerações de futebol, recordes e números impressionantes acumulados ao longo dos anos, mas também captura a evolução do futebol e como as seleções nacionais lutam e a paixão pelo sonho de marcar presença no palco mundial. Confira a seleção com mais vitórias, mais participações, maiores artilheiros e muito mais.

Seleção brasileira de futebol
Divulgação/Internet

Veja mais: Em primeira convocação, Dorival Júnior traz grupo renovado na Seleção Brasileira

Seleção com mais vitórias

Entre todos os 215 países que já disputaram as Eliminatórias da Copa do Mundo, o México é a seleção com mais vitórias, somando 121 em 189 partidas disputadas. 

Seleções com mais participações

Além disso, os mexicanos são o terceiro país com mais participações em Copas do Mundo, empatados com Argentina e Itália, que também já disputaram o torneio 18 vezes.

Único presente em todas as 22 edições, o Brasil lidera a estatística, seguido pela Alemanha, com 20 participações. 

Maiores artilheiros

Carlos Ruiz pela Guatemala
Foto: Reprodução/MLS

Confira: Dorival Júnior cita ansiedade, revela pré-lista com 55 nomes e diz que convocação pode não satisfazer torcida

O jogador com mais gols na história das Eliminatórias é o ex-atacante da Guatemala, Carlos Ruiz. Ao todo, o guatemalteco marcou 39 gols em 47 partidas.

No Top 5, além do iraniano Ali Daei, que ocupa a terceira posição com 35 gols, três jogadores que ainda atuam aparecem na lista.

Cristiano Ronaldo, de Portugal, tem 36 gols, devendo quebrar o recorde em breve. Na disputa, também temos Lionel Messi, da Argentina, com 31 gols, e Robert Lewandowski, da Polônia, com 30 gols.

Mesmo em idade avançada, os craques seguem sendo convocados por suas seleções e devem aumentar ainda mais a contagem. 

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 

A Copa do Mundo de 2026 será a primeira da história com 48 seleções participantes na fase final.

Ao todo, 211 países iniciaram a disputa por uma vaga, e os três países sede, Estados Unidos, México e Canadá, já estão garantidos.

Com seis vagas garantidas, podendo chegar a sete por conta da repescagem, a América do Sul já realizou seis rodadas das eliminatórias em 2023. 

Atualmente na sexta posição, o Brasil vive seu pior início no formato atual da qualificatória.

Argentina venceu o Brasil nas Eliminatórias em 2023.
Foto: Carl de Souza / AFP

Veja mais: Brasil vence México e é finalista da Copa Ouro feminina 2024

A Europa será o continente com mais participantes, tendo 16 seleções garantidas. As outras vagas serão divididas em oito ou nove para a Ásia, nove ou 10 para a África, seis, sete ou oito para a Concacaf e uma ou duas para a Oceania.

Todas as equipes da Copa do Mundo de 2026 devem ser conhecidas até o fim de março de 2026, com o encerramento das Eliminatórias da UEFA.

Confira essa e outras novidades sobre a seleção brasileira com o Click Esportivo!

COMPARTILHE

Bombando em CBF

1

CBF

Presidente da CBF Samir Xaud é alvo de operação da PF por crimes eleitorais

2

CBF

Ednaldo Rodrigues é Reeleito Presidente da CBF: Mandato até 2030

3

CBF

Ednaldo Rodrigues Reeleito Presidente da CBF: Detalhes da Eleição

4

CBF

CBF Revela Novos Árbitros para o Quadro da Fifa em 2025

5

CBF

Rodrygo fala sobre vestir a camisa 10 na Seleção Brasileira: “É uma honra”