
Divulgação/CBV
Capital pernambucana recebe jogos decisivos em 21 e 28 de abril
As melhores equipes do vôlei brasileiro na temporada 2023/24 já têm lugar e data para se encontrar e lutar pelo título da Superliga. Nesta quinta-feira (21), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou que as finais do torneio acontecerão no Recife, com o ginásio Geraldão como sede.
Assim, se confirma a expectativa que já se estendia há um mês, quando surgiram as primeiras informações sobre a negociação avançada para levar os jogos únicos das decisões da Superliga para Pernambuco. A final da disputa feminina será no dia 21 de abril, enquanto os homens decidem o título no dia 28. Originalmente, as disputas seriam uma semana depois, mas o calendário foi reajustado após pedido da Rede Globo.
A confirmação vem em meio a outra grande disputa de vôlei na cidade. Após mais de uma década longe, o Recife voltou ao calendário do vôlei de praia, com a disputa do Circuito Brasileiro, na semana passada, e com a primeira etapa da temporada 2024 do Circuito Mundial, que começou também nesta quinta.
O presidente da CBV, Radamés Lattari já prometia uma grande novidade para o recifense há algumas semanas e comentou sobre essa confirmação. “Nós vamos ter os melhores clubes, os melhores atletas do vôlei brasileiro atuando no Recife e a gente espera ter a mesma emoção, o mesmo público que contagiou, encantou a todos no Geraldão durante os Sul-Americanos (em 2023)”.
As informações sobre ingressos ainda serão definidas nos próximos dias, em acordo entre a CBV e o Banco do Brasil, principal patrocinador do torneio. Mas parte das 9.000 entradas para o Geraldão serão sociais, como explicou o secretário de esportes da capital, Rodrigo Coutinho. “A gente vai ter os ingressos sociais, dar oportunidade não só de crianças da rede municipal de ensino, como também de crianças que estão nos projetos da Prefeitura do Recife, através do Geraldão, dos nossos equipamentos esportivos, para que possa oportunizar essas crianças de verem os atletas de ponta”.
Finais da Superliga no Recife
Antes de desembarcarem no Nordeste, porém, as equipes ainda tem mais alguns compromissos para cumprir. A primeira fase da Superliga Feminina termina nesta sexta (22), quatro dias antes da Superliga Masculina. Depois, as melhores equipes fazem playoffs em melhor de três a partir das quartas de final, antes da decisão em jogo único.
O multicampeão Sesc Flamengo já garantiu a liderança com antecedência e quer voltar às finais após quatro temporadas seguidas com decisões entre Praia Clube e Minas, atuais 3º e 4º, respectivamente. A vice-liderança é do Osasco. Entre os homens, o maior campeão também aparece na liderança. É o Sada Cruzeiro, que está seguido por Farma Conde São José, Vôlei Guarulhos e Sesi-SP.
A capital pernambucana vem sendo palco frequente do vôlei nos últimos anos. Em 2022, a cidade recebeu a decisão da Supercopa Masculina, que teve título do Sada Cruzeiro sobre o Minas. No ano seguinte, as principais seleções do continente disputaram o Sul-Americano na cidade, com títulos para o Brasil entre as mulheres e para a Argentina entre os homens.
Todos esses eventos aconteceram no Geraldão, que também recebeu outras competições de grande porte desde a sua reinauguração, em 2020, como a AmeriCup de Basquete Masculino e a final do CBLOL. O ginásio também é casa do Recife Vôlei, que é o atual vice-líder da Superliga B Feminina.
Com o resultado do jogo isolado de hoje da Superliga Masculina 23/24, o Araguari Vôlei garantiu a vaga nos playoffs da competição. Portanto resta somente uma vaga na fase final que será disputada por Vôlei Renata e Suzano Vôlei ⚠️ pic.twitter.com/btTgOItn7m
— Portal Vôlei Brasil 🏐🇧🇷 (@portal_volei) March 20, 2024