Atletismo

Pernambuco receberá o Sul-Americano de Marcha Atlética em março

Evento acontecerá na Arena de Pernambuco Na preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, os principais nomes da marcha […]

Foto aérea da Arena de Pernambuco, casa do Sul-Americano de Marcha Atlética

Divulgação/SCFC

Evento acontecerá na Arena de Pernambuco

Na preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, os principais nomes da marcha atlética no continente terão um compromisso em Pernambuco, em março. Nesta quinta-feira (25), foi apresentado o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética que acontecerá no dia 10 de março, na Arena de Pernambuco, em São Loureço da Mata, cidade vizinha ao Recife.

Hoje, o Brasil tem três nomes classificados à disputa olímpica: Caio Bonfim, Viviane Lyra e a pernambucana Erica Sena. Os três devem ir a Pernambuco, mas delegação brasileira para o Sul-Americano, só será definida na Copa Brasil de Marcha Atlética em Vitória, no dia 18 de fevereiro. O torneio será a última grande competição por aqui antes do Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Antalya, na Turquia, em 21 de abril; e uma das últimas na preparação olímpica.

As disputas do Sul-Americano de Marcha Atlética serão compostas por oito provas, metade em nível adulto e metade para jovens: 20km e 35 km (masculino e feminino), 10km sub-20 (masculino e feminino) 10km sub-18 (masculino) e 5km sub-18 (feminino).  Tudo isso acontece em um percurso na área externa do estádio, utilizando estrutura de secretaria, departamento médico, banheiros e salas de apoio.

Uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, a Federação Sul-Americana, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) viabilizou a sede do campeonato.

Esse será mais um evento do calendário continental do atletismo no Brasil. O país vem sendo recebendo várias disputas nos últimos dois anos, com o Pan-Americano de Cross Country em Serra (ES), os Sul-Americanos Sub-18, em São Paulo (SP), e Sub-23, em Cascavel (PR), em 2022; o Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), e o Campeonato Sul-Americano de Atletismo adulto, em São Paulo, em 2023.

O Sul-Americano de Marcha Atlética em Pernambuco

Também olhando para o cenário dos últimos dois anos, Pernambuco vem ampliando o seu calendário esportivo, com competições nacionais e internacionais de basquete (AmeriCup), skate (STU Nacional), vôlei (Copa do Brasil e Sul-Americano de Seleções) e natação (José Finkel e Troféu Brasil).

Essa ampliação foi comemorada pelo secretário executivo de Esportes do estado, Luciano Leonídio. “É um prazer muito grande colocar Pernambuco na rota dos eventos esportivos, sejam eles nacionais ou internacionais”.  E isso pode ser uma abertura de novas possibilidades de eventos no estado, como comentou Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

“Trazer para Pernambuco esse campeonato vem de uma diretriz que a CBAt estabeleceu em 2021, que é de descentralizar os eventos no País e desenvolver o atletismo em todos os cantos do Brasil. O Estado de Pernambuco poderá, inclusive, receber eventos de pista e campo com a reinauguração da pista do Santos Dumont”.

Quem também comemorou essa possibilidade foi Keila Costa, ex-atleta do salto triplo e distância. Medalhista mundial e pan-americana, a pernambucana falou sobre a felicidade de ver um evento internacional de atletismo no seu estado. “Quando eu comecei, nem nos meus melhores sonhos eu pensei em ver um evento desse porte aqui. É muito emocionante e, com certeza, vai inspirar muito atletas”.

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

Naná Silva avança, Victoria Barros é eliminada e Bia Haddad cai nas duplas no SP Open

2

Outros esportes

Brasil vence França e avança às semifinais do Mundial de vôlei feminino

3

Outros esportes

Seleção feminina de futsal conquista tricampeonato em Xanxerê

4

Outros esportes

Brasil garante duas vagas na final do individual geral do mundial de ginástica

5

Outros esportes

Lorenzo Musetti confirmado para o Rio Open 2026