
Cruzeiro garantiu vitória sobre o Villa Nova nos minutos finais (Foto: Staff Images/Cruzeiro)
Confronto foi apertado e seguiu aberto desde a primeira etapa, com um gol anulado para cada lado; gol da vitória do Cruzeiro saiu nos acréscimos
O Cruzeiro venceu por 2 x 1 o Villa Nova, nesta quarta-feira (24), no Estádio Municipal Castor Cifuentes, em partida válida pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2024. Com o resultado, a Raposa ocupa a liderança do Grupo A, com 3 pontos, enquanto o Leão segue na lanterna do Grupo B, sem pontuar no torneio.
Equilíbrio de forças na primeira etapa
O confronto na primeira etapa mostrou um equilíbrio de forças, com o domínio dos visitantes na primeira metade e a recuperação dos donos da casa no tempo restante. O primeiro lance perigoso, no entanto, foi para o Villa Nova, aos 9 minutos, quando o zagueiro celeste Neris falhou dentro da área e Caio Mancha ficou em boa condição, mas o goleiro Rafael se recuperou a tempo e fez a defesa.
A Raposa respondeu aos 15 minutos, na finalização caprichada de Arthur Gomes, que terminou com a defesa de Gabriel Parra. A abertura do placar veio aos 28 minutos, quando Matheus Pereira finalizou e Gabriel Parra deu o rebote; na sobra, Dinenno não desperdiçou e mandou para o fundo das redes.
O Leão balançou as redes pela primeira vez aos 32 minutos, quando Caio Mancha aproveitou a bobeira da zaga adversária para finalizar em cima do goleiro Rafael; no rebote, Wesley empurrou para o fundo da meta. Porém, com a revisão do VAR, o árbitro assinalou uma falta de ataque e anulou o gol.
O empate finalmente veio nos acréscimos, aos 46 minutos, em uma jogada iniciada por Maurício pela direita. No cruzamento de Neto, o atacante Wendson subiu mais do que a defesa e cabeceou cruzado, sem chances de defesa para Rafael.
Confronto aberto e novo gol anulado no complemento
Na volta para a etapa complementar, o confronto seguiu aberto, sem nenhuma equipe exercendo o pleno domínio da partida. Aos 30 minutos, foi a vez do Cruzeiro ter um gol anulado. Na cobrança de falta de Matheus Pereira, o goleiro Gabriel Parra tentou afastar, mas Ian Luccas conseguiu empurrar para o fundo das redes. Porém, com auxílio do VAR, o árbitro assinalou impedimento no lance.
Quando tudo parecia definido, brilhou a estrela do atacante João Pedro. Com cerca de dois minutos em campo, o jogador aproveitou a sobra, após o cruzamento de Matheus Pereira, e finalizou cruzado para garantir os três pontos para a Raposa.
🕘 Fim de jogo e VENCE O CRUZEIRO!
⚽ Juan Dinenno e João Pedro marcaram os nossos gols!
A primeira vitória do ano, timeeeeee!🔷 #VNOxCRU | 1-2 | 🔷 #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/ef1omuC3A9
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) January 25, 2024
Próximos jogos
Pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro vai receber em casa o Athletic no próximo sábado (27), às 16h30, e na sequência enfrenta fora de casa o Atlético-MG, no dia 3 de fevereiro, às 19h30. Já o Villa Nova vai enfrentar fora de casa o Itabirito, no próximo domingo (28), às 11h, e em seguida encara o Patrocinense, novamente fora de casa, no dia 4 de fevereiro, às 11h.
FICHA TÉCNICA
VILLA NOVA 1
Gabriel Parra; Mucuri, Alex Paulino, Renan e Charles (Anthony); Lucas Vital (Ruan Pablo), Neto e Guilherme Santos; Wendson (Carlos Miguel), Caio Mancha (Renatinho) e Wesley Hiago (Léo Reis). Técnico: Vinícius Munhoz.
CRUZEIRO 2
Rafael; William, Palacios, Neris e Marlon; Lucas Silva, Japa (Ian Luccas) e Matheus Pereira; Robert (João Pedro), Dinenno (Rafa Silva) e Arthur (Gasolina). Técnico: Nicolás Larcamón.
Local: Estádio Municipal Castor Cifuentes
Árbitro: André Luiz Skettino
Assistentes: Guilherme Dias e Felipe Alan Costa
Quarto Árbitro: Márcio Tavares da Silva
VAR: Wagner Reway
Gols: Villa Nova: Wendson (46’/1ºT). Cruzeiro: Dinenno (28’/1ºT) e João Pedro (49’/2ºT).
Cartões amarelos: Villa Nova: Wendson. Cruzeiro: Marlon.