
Grêmio venceu o Goiás e garantiu classificação para a Libertadores (Foto: Lucas Uebel/GFBPA)
Goiás foi melhor no início da partida, contra um Grêmio que não conseguia se encontrar em campo; no complemento, tricolor se recuperou e conseguiu a virada e a classificação para a Libertadores
O Grêmio venceu por 2 x 1 o Goiás, nesta quinta-feira (30), na Arena do Grêmio, em partida válida pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os tricolores permanecem na 5ª posição na tabela de classificação, com 62 pontos, garantindo a vaga para a Libertadores 2024, enquanto os alviverdes se mantêm na 18ª colocação, com 35 pontos, cravando o terceiro rebaixamento antecipado da competição.
Donos da casa não conseguiram se impor
Apesar de brigar na parte oposta da tabela de classificação, além de ter maior superioridade técnica, os donos da casa não conseguiram se impor no começo da partida e o confronto ficou aberto. Muitos erros de passe em sequência dos anfitriões deram à equipe visitante a oportunidade de se projetar ofensivamente em alguns momentos.
Aos 28 minutos, um lançamento em longa distância de Bruno Melo, saído da defesa esmeraldina, alcançou Palacios na intermediária ofensiva, que desviou de cabeça para Morelli em ótima condição. O volante dominou bem e mandou no fundo da meta de Caíque, abrindo o placar. O lance chegou a ser revisado pelo VAR, para verificar um possível impedimento, mas foi validado.
Com o marcador aberto, os visitantes seguiram melhor em campo, criando mais chances concretas e envolvendo a defesa mandante. Por sua vez, os donos da casa conseguiram pressionar nos minutos finais do primeiro tempo, esbarrando na boa atuação do arqueiro Tadeu.
Recuperação tricolor no complemento
Na volta do intervalo, os tricolores seguiram sendo pressionados, sofrendo o primeiro ataque logo aos 2 minutos. Depois do escanteio cobrado, Vinícius cabeceou e Caíque salvou com uma defesa milagrosa.
Porém, a reação dos donos da casa não tardou. Aos 5 minutos, veio o empate dos pés de Ferreira, que recebeu assistência de Luis Suárez dentro da área, cortou a defesa e finalizou com perfeição. Pouco depois, aos 11 minutos, foi a vez Cristaldo aproveitar um vacilo da defesa alviverde e acertar uma bela finalização de primeira no fundo das redes.
O restante do jogo foi dominado pelos anfitriões, com chegadas perigosas e muito trabalho para o goleiro Tadeu, que conseguiu impedir um placar mais largo. No entanto, o resultado se manteve até o apito final.
Final de jogo: #Grêmio 2×1 Goiás
Oi @LibertadoresBR, tudo bem contigo? 😉 Com gols de Ferreira e Cristaldo, vencemos a equipe do Goiás aqui na Arena e nos garantimos no G6 do #Brasileirão2023! 💪🏽⚽️🇪🇪 #GRExGOI pic.twitter.com/XPr7J1ai56— Grêmio FBPA (@Gremio) November 30, 2023
Próximos jogos
Na reta final do Brasileirão, o Grêmio vai receber em casa o Vasco, no próximo domingo (3), às 18h30, e na sequência encara fora de casa o Fluminense, na quarta-feira (6), às 21h30. Já o Goiás, enfrenta fora de casa o Fortaleza, no próximo domingo (3), às 18h30, e em seguida recebe em casa o América-MG, na quarta-feira (6), às 21h30.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2
Caíque; Fábio (Pepê), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Gustavo Martins) e Cristaldo (Nathan); Nathan Fernandes (André Henrique), Luis Suárez e Everton Galdino (Ferreira). Técnico: Renato Gaúcho.
GOIÁS 1
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Morelli, Luís Oyama (Anderson Oliveira) e Guilherme Marques (Edu); Julián Palacios (Apodi) e Vinicius (Breno). Técnico: Mário Henrique.
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Quarto Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Gols: Grêmio: Ferreira (5’/2ºT) e Cristaldo: (11’/2ºT). Goiás: Morelli (28’/1ºT).
Cartões amarelos: Grêmio: Nathan Fernandes, Carballo e Gustavo Martins. Goiás: Julián Palacios e Apodi.