Outros esportes

Pan 2023: Guilherme Santos conquista medalha de ouro nos 100m livre no Pan; Stephanie Balduccini é prata

O brasileiro Guilherme Santos conquistou a medalha de ouro nos 100m livre masculino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 nesta segunda-feira […]

Guilherme Santos conquistou o ouro nos 100m livre (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

Guilherme Santos conquistou o ouro nos 100m livre (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

O brasileiro Guilherme Santos conquistou a medalha de ouro nos 100m livre masculino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 nesta segunda-feira (23) ao superar o americano Brooks Curry, medalhista de ouro no revezamento em Tóquio-2020, com o tempo de 48,06 segundos.

Guilherme Santos, de 20 anos, também acumula três ouros após triunfos com a equipe brasileira mista 4×100 livre e 4×100 livre masculino.

 

O bronze ficou com o também americano Jonathan Kulow. No quadro de medalhas desta modalidade, os Estados Unidos continuam dominando com 8 medalhas de ouro, seguidos do Canadá com cinco e do Brasil com quatro. Nenhum outro país subiu ao topo do pódio até o momento.

Nos 100 metros livre feminino, a brasileira Stephanie Balduccini levou a prata (54,13) e a canadense Maggie Mac Neil, uma das estrelas do Pan em Santiago, conquistou sua terceira medalha de ouro com uma vitória retumbante.

 

Mac Neil, vencedora do ouro olímpico em Tóquio 2020, venceu com o tempo de 53,64 segundos, quebrando seu segundo recorde pan-americano nesta edição da capital chilena. A melhor marca anterior nesta prova era da bahamense Arianna Vanderpool-Wallace com 53,83.

A medalha de bronze ficou com a americana Catie de Loof (54,50), um dos destaques do ‘Team USA’ no Pan e medalhista de bronze em Tóquio-2020.

Mac Neil, nascida na China e adotada ainda bebê por uma família canadense, conquistou outras duas medalhas de ouro em sua jornada em Santiago-2023: os 100m borboleta individuais, na qual também bateu recorde pan-americano, e o revezamento 4x100m livre feminino, além do bronze no 4×100 livre misto.

A canadense de 23 anos ainda disputará outras três provas da natação em Santiago-2023, que termina na quarta-feira no Centro Aquático do complexo esportivo do Estádio Nacional.

 

Leia também: Pan 2023: Maria Fernanda conquista mais uma prata com a natação brasileira que chega a 9 nos Jogos

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

Atleta de vôlei sofre disparos em tentativa de assalto no Rio

2

Outros esportes

Chefe da Federação Internacional vê João Fonseca como rival futuro de Alcaraz e Sinner

3

Outros esportes

Alpine renova com Franco Colapinto para temporada 2026

4

Outros esportes

Jannik Sinner conquista título inédito do Masters 1000 de Paris e retorna ao topo do ranking

5

Outros esportes

Naná Silva avança, Victoria Barros é eliminada e Bia Haddad cai nas duplas no SP Open