
Possível pênalti em Samuel Xavier foi um dos lances divulgados pela CBF (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)
Polêmicas envolveram a marcação de pênaltis para ambos os lados; em nota, Fluminense afirmou que espera punição na Comissão de Arbitragem da CBF
A CBF divulgou, nesta sexta-feira (20), os áudios dos lances polêmicos revisados pelo VAR na partida entre Fluminense e Corinthians, no Maracanã, que terminou com empate em 3 x 3. Na bronca com a arbitragem, o Tricolor das Laranjeiras chegou a emitir uma nota de repúdio após a partida, em que classificou a atuação de Paulo César Zanovelli como “desastrosa, vergonhosa e tendenciosa”.
O primeiro lance foi o pênalti marcado em favor do Corinthians, no que seria o terceiro gol no jogo para o Timão. Ao receber um passe de Fagner na grande área, Ruan Oliveira é derrubado pelo zagueiro Marlon. O árbitro marca a penalidade e a assistência de vídeo confirma que “o contato foi dentro da área”.
FOI PÊNALTI OU NÃO? 🇭🇺
Áudio do VAR no lance do pênalti pedido pelo Fluminense em cima do Samuel Xavier no confronto contra o Corinthians.
🎥 CBFpic.twitter.com/nefJCAg0k2
— Goleada Info (@goleada_info) October 20, 2023
No lance seguinte, há uma possível penalidade não marcada para os donos da casa. Em um jogada próxima à linha de fundo, o lateral-direito Samuel Xavier adentra à pequena área para finalizar, mas é atingido no pé pelo lateral-esquerdo corintiano Fábio Santos. O árbitro mandou o jogo seguir e a assistência de vídeo concordou com o prosseguimento, indicando que o pisão do defensor teria sido “depois do chute”.
As reclamações do Fluminense contra a arbitragem, ainda dentro de campo, ocasionaram a expulsão dos volantes Felipe Melo e Thiago Santos, que estavam no banco de reservas. Na dura nota publicada após o jogo, o Fluminense informou ainda que “espera que a Comissão de Arbitragem da CBF aplique as devidas punições ao quadro de árbitros dessa partida para que casos como esse não se repitam”.